Movimento visa reativar mina de Itataia

A notícia que circulou em Canindé, no último dia 19, por ocasião da visita do governador Lúcio Alcântara para assinatura de convênios do Projeto São José, de que os deputados federais e senadores que representam o Ceará no Congresso Nacional estariam propensos a incentivar o governo Federal a reativar a mina de Itataia, localizada em terras dos municípios de Santa Quitéria e Itatira, deixou os prefeitos Thomaz Figueiredo e Antônio Almir, em estado de euforia.

De acordo com o documento ´Projeto de Itataia´, como está sendo denominado, seria explorada a jazida de 142 mil toneladas de urânio associados ao fosfato e rochas ornamentais que são economicamente exploráveis. No documento, a bancada federal do Ceará argumenta que o país necessita, urgentemente, definir a próxima mina a ser explorada.

A mina de urânio de Itataia, a maior reserva uranífera do Brasil, foi descoberta em dezembro de 1975, há quase 27 anos. Muito se falou e discutiu a respeito do seu funcionamento, o que desencadeou, inclusive, investimentos do governo do Estado para dotá-la de infra-estrutura capaz de possibilitar a exploração pela Urânio do Brasil.

De lá para cá, muitos editais de concorrência foram publicados, esperando atrair o capital privado, mas nada ficou concretizado. A jazida de Itataia, portanto, sofre um processo de abandono, onde as galerias já cederam devido a péssima qualidade da madeira, a despeito de sua importância socioeconômica.

MOBILIZAÇÃO - Enquanto existe a mobilização por parte dos parlamentares cearenses em Brasília, os prefeitos de Santa Quitéria, Thomaz Figueiredo, e Antônio Almir, de Itatira - com o apoio do colega de Canindé Glauber Monteiro, por onde será feito o escoamento da produção -, estão unindo forças para garantir, o mais rápido possível, a reativação da mina, uma fonte de renda alternativa para os dois municípios que sobrevivem, praticamente, das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que continuam caindo a cada mês.

O primeiro contatado, foi o deputado federal Arnon Bezerra que representa na capital federal os Sertões de Canindé. O prefeito de Santa Quitéria, Thomaz Figueiredo, acredita que, dessa vez o governo Federal irá aproveitar as potencialidades da região, até porque a reserva de Poços de Caldas, em Minas Gerais, tem sua exaustão prevista para este ano. Prefeitos e vereadores dos dois municípios estudam a preparação de um documento mostrando a necessidade da exploração da mina. (Antônio Carlos Alves)