Sobral Os empresários sobralenses têm inovado na hora da prestação de serviços e vendas para seus clientes. Após o início da entrada nas redes sociais, o próximo passo é a criação de websites com e-commerce. A Hecon, que trabalha com materiais de construção, foi a primeira no ramo a oferecer vendas e serviços online. Nos últimos três anos, a busca por serviços especializados em consultorias para websites e mídias digitais aumentou em 70% na região.
Com pouco mais de três meses no ar, o site da empresa de materiais de construção Hecon já mostra os primeiros sinais de retorno, com aumento de acessos e primeiras vendas diretamente do site. Para o sócio fundador da empresa, Francisco das Chagas Cunha, o público vem se adaptando às novas possibilidades de compras sem sair de casa. "Primeiro eram só os acessos, depois vieram acessos e cadastros, por fim as pessoas começaram a ligar para saber se o que tinham do material que estava no site. Por fim, começaram as compras online", enumerou ele.
Para o consumidor que finaliza a compra no site, um dos grande diferenciais é a forma de pagamento, que pode ser parcelada em até dez vezes pelo PagSeguro. Comodidade e segurança também são fatores que têm atraído cada vez mais sobralenses a fazer compras sem sair da própria casa.
A Hecon foi fundada em 1992 aproveitando o nicho imobiliário da cidade, que têm estado em franca expansão há mais de duas décadas e não tem previsão para parar. O investimento do empresário foi feito às cegas, pois não possuía experiência na área.
Por mais de um ano, apenas ele e seu sócio trabalharam na loja. "Só após o primeiro ano pudemos contratar nosso primeiro funcionário. Hoje, são mais de 20 que estão passando por especialização para apresentar aos nossos clientes nossa nova ferramenta online".
Além de vendas, o site tem um diferencial em indicação de serviços, com dicas de empresas e profissionais que trabalham no ramo da construção civil, como bombeiro hidráulico, eletricistas e mestres de obras.
"Não queremos que o cliente lembre de acessar o site só na hora de comprar, queremos também oferecer uma opção de pesquisa e consulta dentro da área que ele precisar".
Para a consultora e assessora de marketing digital, Roxane Plácido, hoje o consumidor não é mais obrigado a visitar uma loja para encontrar o que precisa. "Há doze anos comprar produtos pela internet era uma atividade pouco comum aqui no Brasil, mas de 2007 para cá esses números mudaram e vem se tornando cada vez mais expressivos e a tendência é de crescimento. Esse crescimento tem-se dado por alguns fatores que melhoraram e estão melhorando com o decorrer dos anos como a segurança, o conforto e a agilidade de comprar pela internet. Isso tudo tem atraído o olhar de todos os públicos. Nunca foi tão fácil comprar coisas e contratar serviços, como hoje", constata ela.
Outros empresário sobralenses apostam no mundo digital para conquistar novos públicos. O médico e coach Dayan Siebra tem usado seu website e facebook para lançar sua linha de vídeos motivacionais. Além deles, uma das pioneiras no e-commerce na cidade foi a Execute, loja de computadores.
Ela explica que a pesquisa começa pela internet, com o preço endereço e opções oferecidas. Nem mesmo o Google é a primeira opção. "O cliente não precisa necessariamente ir a loja ou pesquisar no Google sobre a empresa. Ele entra na página da empresa no Facebook, por exemplo, e ver o produto que deseja, opinião de vários internautas, indicação sobre a qualidade da empresa e com toda a facilidade ele vai para o site realizar sua compra", explica.
Vendas, indicações de profissionais, atendimento personalizado e instantâneo são complementado por dicas de "como fazer", descontos, métodos de pagamentos e promoções exclusivas fecham a atração do consumidor pelas compras online.
Pioneira
A primeira loja a investir nas redes sociais foi a Youngs, que trabalha com moda jovem. Também há mais de 20 anos no mercado, o empreendimento é dos irmãos Yury e Yana Pontes. Com a filosofia de acompanhar a moda e as tendências, Yury explica que nada mais certo do que investir nas redes socais e nas mídias digitais para ficar em maior contato com o público.
Outro ponto que as empresas levam em conta na hora de investir no mundo digital é a humanização do relacionamento com o cliente, que posta fotos com os produtos comprados, comentários e dão dicas nas paginas e setores específicos do site. Na Couro Vip, o site serve principalmente para a revenda e catalogo das novas coleções. De acordo com a assessoria da marca, o foco em revenda tem atendido clientes de todo o País, que solicita as compras via email, que é onde ocorrem as negociações entre fornecedor e revendedor.
Já o Facebook serve como canal de comunicação direta com o cliente, que tem acesso a promoções exclusivas e recebe em primeira mão as novidades da Couro Vip.
Jessyca Rodrigues
Colaborador