Lingerie faz sucesso em Iguatu

A empresa está no mercado há 10 anos e vem conquistando clientes no Interior do Ceará e do Norte do País

Iguatu. A Carval Confecções, instalada há dez anos nesta cidade, alcançou em uma década um crescimento considerável, passando de uma produção de cinco mil peças íntimas por mês para 115 mil. Atualmente, o foco da empresa é a fabricação de lingerie (calcinha, sutiã) de vários modelos e cores. A indústria é referência de qualidade e a cada ano conquista novos clientes no Interior do Ceará e na região Norte do Brasil.

O empreendimento tem como foco a confecção de calcinha e sutiã de vários modelos e cores e, principalmente, com qualidade. foto: Honório Barbosa

Antes de começar a produção, o empresário Carlos Fernandes trabalhou por três anos como vendedor de peças íntimas, na região Centro-Sul. “Comprava em Fortaleza e repassava para as revendedoras, sacoleiras. Havia muitas reclamações sobre a qualidade dos produtos”.

As constantes queixas das revendedoras deixaram inquieto Fernandes que resolveu iniciar uma produção própria. “Houve a oportunidade de comprar seis máquinas de uma empresária que estava deixando o ramo”.

No momento de dúvida, o irmão do empresário, o padre Antonio Fernandes (faleceu recentemente) foi decisivo. “Ele disse que poderia comprar que daria certo. Enfrentei a situação e o resultado foi positivo”, lembrou.

Entretanto, houve dificuldades iniciais. Além das máquinas, o empresário também contratou a equipe de dez costureiras, mas teve que demiti-las, ficando apenas com duas funcionárias.

Houve novas contratações e o trabalho começou a obter maior produtividade. Em três meses, a produção passou de cinco mil peças mensais para sete mil. Em um ano, foi para 20 mil unidades. Uma década após, são mensalmente produzidas 115 mil peças adultas e infantis.

Estrategista

Fernandes usou uma estratégia que deu certo. Incentivou a abertura de facções. Hoje são oito unidades que produzem para a empresa. Recebem as peças moldadas e cortadas e apenas fazem a costura. Há um criterioso controle manual de qualidade para evitar reclamações dos clientes. De dez operários, a fábrica tem 40 postos de trabalho, além de oito facções.

Atualmente, a Carval Confecções vende toda a produção para o Interior do Ceará e para os Estados do Piauí, Maranhão e Pará. A comercialização das peças é feita diretamente para revendedoras. São mais de duas mil sacoleiras. “Não vendemos para lojistas. Temos uma parceria que está dando certo e preferimos escoar a produção por meio das revendedoras que buscam o consumidor final. Preferimos não ter uma concorrência entre lojistas. É como diz o ditado: em time que está ganhando não se mexe”, avaliou.

A empresa mantém uma política de preço tabelado. É o mesmo valor em qualquer cidade. Esse é o compromisso firmado com as revendedoras. Na cidade de Iguatu, a Carval Confecções dispõe de duas lojas. Uma no Centro e outra ao lado da fábrica. Comercializa a varejo as peças íntimas e aviamentos (tecidos, linhas, fios, elásticos) para costureiras e clientes.

A empresa é administrada por Fernandes e a esposa, Valcilene Fernandes. Nos últimos dois anos, os empresários procuraram apoio do escritório local do Sebrae para assessoria sobre gerenciamento e controle de qualidade, tendência de moda e designer.

A produção da empresa tem agradado também os consumidores. Em recente pesquisa de opinião, 90% dos clientes afirmaram ser ótima a qualidade das peças e estarem satisfeitos com os produtos da marca Carval.

A empresa Carval está sempre investindo em tecnologia. Foi adquirida uma máquina impressora acoplada ao computador permite modelagem de peças em 15 minutos.

Mais informações:

Carval Confecções
Rua Hélvio Teixeira, 25, Iguatu
Telefone: (88) 3582. 4482 e (88) 3581. 8326

Honório Barbosa
Repórter