Indústrias de processamento do coco geram emprego e renda

Sobral Duas empresas que se consolidam como ganhadoras do Prêmio Contribuintes são a Adel Coco e Ducoco, indústrias cearenses que trabalham com o processamento do coco e seus derivados. Ambas foram ganhadoras da honraria na edição de 2012 e repetem o feito em 2013, ficando entre as dez empresas que mais contribuíram com o Importo sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no ano passado.

A Adel Coco Brasil Indústria e Comércio LTDA, localizada em Trairi, nasceu no Sul, com o nome de Qualicoco e se beneficia exclusivamente do coco e seus derivados. No Ceará, começou em 2008 para suceder a Terra Brasil Coco aberta em 2004 pelo empresário Adelino Terra.

Adelino, natural do Sul do País, decidiu investir na região de onde comprava grande parte de sua matéria-prima antes de vir para o Nordeste, trazendo consigo Mariano
Omar Monteiro da Silveira, hoje sócio na Adel. Adelino era empresário no ramo de doces há mais de 20 anos antes do investimento no Ceará. Hoje a indústria, localizada em Trairi, emprega 270 funcionários diretos e mais 60 na fazenda localizada junto a fabrica, gerando assim mais de 300 empregos diretos. Uma das metas para 2014, é a ampliação do setor agrícola, a fim de atender à demanda da indústria, que ainda importa matéria prima.

No total, são mais de 240 hectares plantados. Segundo o sócio Mariano, o principal produto da Adel se caracteriza pelo coco ralado, porém o maior investimento tem sido feito na água de coco. “Ela é nossa menina dos olhos, a Vitcoco, que está no mercado há cerca de dois, na latinha de 330ml, que vem tendo ótimo aceitamento pelo consumidor. No fim desse mês, a Vitcoco será apresentada ao consumidor com nova roupagem. Nosso maior mercado se encontra no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, para a Vitcoco”, aponta.

Já o coco ralado tem como destino principalmente a indústria de doces e panificação, sendo exportado para todo o Brasil.
A matéria-prima da indústria vem de terceiros, sendo que a fazenda ainda não produz o suficiente para a demanda. A unidade foi um dos principais investimentos de 2013, juntamente com a ampliação para a água de coco e a estrutura predial.

“Hoje temos oito mil metros de área construída onde antes era apenas 6.500. Nosso foco sempre é qualidade, pois como somos uma indústria de alimentos temos um produto diferenciado em busca de atender o território nacional, buscamos os principais certificados que apesar de não ser exigida pelo governo, nos deixa sob bons olhos”, conta.

A região foi escolhida devido à disponibilidade e acessibilidade da matéria-prima. Todo o processo da Adel é desenvolvido com reaproveitamento inteligente, suas principais marcas são Adelcoco para o leite da fruta; coco ralado Premium e coco ralado auto serviço; Qualicoco para linha de coco congelado; Supercoco para atender os distribuidores que exigem um preço competitivo; e Vitcoco para água de coco.

Em 2013, a empresa adquiriu o título de maior importador de coco ralado do País. “Nós começamos o ano com nossos estoques lotados e finalizamos quase sem nenhuma mercadoria”, finaliza o empresário.

Ducoco

Mais de 20 anos e 1000 funcionários compõem o quadro da empresa tipicamente cearense, localizada hoje em Itapipoca. Mais uma vez ganhadora do Prêmio Contribuintes, a Ducoco Alimentos e Bebidas nasceu a partir de uma plantação de coco em 1982. Nessa época, os frutos eram colhidos e transformados no produto ralado e no leite, que eram vendidos como matéria-prima para grandes indústrias do Brasil para fabricação de chocolates e sorvetes.
Três anos mais tarde, em função do reconhecimento da qualidade por parte dos parceiros industriais, a marca Ducoco foi criada com o objetivo de oferecer produtos diretamente ao consumidor final.

O ano de 1997 foi um dos fundamentais para a empresa, que adquiriu a marca Menina, fabricante de produtos à base da fruta, e toda sua área agrícola. Com a aquisição, a Ducoco ampliou consideravelmente a produção da fruta e aumentou o volume de vendas e participação de mercado. Para 2014, a empresa promete grandes lançamentos. As informações oficiais divulgadas são de que a Ducoco Alimentos e Bebidas busca a liderança de mercado nas categorias em que atua, e quer consolidar sua atuação no mercado com o lançamento de novos produtos, como o Ducoco Kids, lançamento de 2014, que traz o primeiro suco de frutas com água de coco, desenvolvido especialmente para as crianças.

Além de saudável, a cada embalagem vendida de Ducoco Kids, uma parte da renda será revertida em projetos do WWF-Brasil, organização não governamental comprometida com a conservação da natureza.

De acordo com a assessoria da marca, o portifolio da empresa hoje é formada pela Ducoco e Menina e reúnem mais de 100 produtos, a maioria originada do coco – o “DNA” da empresa –,como água, leite, ralado, óleo e isotônico à base da fruta.

A empresa emprega mais de mil funcionários, que estão distribuídos em duas fábricas próprias, localizadas em Itapipoca (CE) e Linhares (ES), sete fazendas no Ceará, três centros de distribuição e um escritório central, em São Paulo. A Ducoco Alimentos e Bebidas está presente nos pontos de venda de todo o território nacional e fornece produtos para os Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia.

O ano de 2013 trouxe novos produtos, como o Óleo Ducoco, extraído do óleo vegetal do fruto maduro. O produto é muito usado por atletas e pessoas que queiram acelerar a queima de gordura corporal nos exercícios físico. Além de ter propriedades termogênicas, possui outras qualidades: promove a sensação de saciedade ao longo do dia e é antimicrobiano e antioxidante.

Outra novidade anunciada pela empresa é a embalagem cartonada com tampa DreamCap da Tetra Pak® para a Água Ducoco de 330 ml.