O segundo incêndio, em menos de uma semana, que atinge a Floresta do Araripe, na cidade de Baralha, região do Cariri, segue sem controle. O Corpo de Bombeiros das cidade de Barbalha e Crato atuam para combater o fogo que foi iniciado na noite desta quarta-feira (29).
As principais causas dos incêndios são apontas pela baixa umidade, alta temperatura e ventos fortes. Desde de o começo do ano 11 focos de incêndio já foram combatidos, dentro e fora da Área de Preservação Permanente (APA), em Barbalha. "As ocorrências triplicaram nos últimos anos. Além das condições do tempo, a cultura das pessoas em colocarem fogo em plantações aumenta de forma significativa as ocorrências dos incêndios", destaca Chefe da Floresta Nacional do Araripe, Willian Brito.
O fogo está nesse momento as margens da rodovia que liga as cidade de Arajara e Barbalha, distante 500 km de Fortaleza. A preocupação dos bombeiros é para que o fogo não adentre o parque. "Por enquanto o fogo está distante, mas seguimos sem consegui controlá-lo", afirma Brito.