Fogo atinge vegetação e chega perto de casas em comunidade de Ipueiras, no Ceará

Também houve incêndio em Fazenda Nova, distrito de Marrecos, em Sobral

Dois incêndios foram registrados em comunidades de dois municípios da região norte do Ceará, na tarde desta quarta-feira (30). Em Ipueiras, as chamas provocaram a formação de uma grande coluna de fumaça e chegaram próximo às residências. Já em Sobral, o fogo espalhou fumaça e deixou o céu cinzento.

Moradores registraram o momento em que o fogo avança chegando próximo a um conjunto de casas. Um veículo é visto ao lado de um cerca onde um terreno em chamas gera grandes labaredas. Não há informações sobre feridos ou se alguma família precisou ser evacuada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas guarnições saíram de Ipueiras e de Crateús em direção às comunidades de Tapera do Vital, na divisa com o estado do Piauí, e Fazenda Nova, distrito de Marrecas, no município de Sobral para realizar o combate aos incêndios.

O fogo atinge uma área de difícil acesso, por conta da mata fechada com vegetação típica de macambira (arbustos espinhosos entrelaçado em mata fechada) e avançou em direção aos povoados próximos.

No período da noite, a intensidade do fogo recuou porém ainda há muitos focos e o incêndio continua ativo. No local, estão presentes Bombeiros Militares do Estado do Ceará e do Piauí e também a Defesa Civil.

Emergência ambiental

O Ceará decretou estado de emergência ambiental para reforço no combate aos incêndios florestais e queimadas, mais frequentes no segundo semestre do ano. A medida vale para os meses de julho a janeiro de 2021.

É a primeira vez na história que tal medida é tomada para combate aos incêndios florestais, já que, normalmente, a medida é adotada em outras adversidades, como escassez hídrica ou inundações.