Canoa Quebrada, um dos espaços de maior atração turística do litoral cearense, passa por obras de requalificação na principal via de acesso aos restaurantes - a Broadway, em toda sua extensão e o seu entorno. A intervenção na famosa praia do município de Aracati terá quatro etapas, que incluem praça, nova pavimentação com desenhos que remetem às ondas do mar, iluminação em led, fiação subterrânea e paisagismo. O investimento total do município é de R$ 3,3 milhões.
“Vai dar um impacto muito forte na atração de visitantes ao município, gerando mais empregos e renda, na volta da atividade turística”, prevê o secretário da Casa Civil de Aracati, Guilherme Bismarck.
“Ainda não temos números, até porque os turistas estão retomando agora com a redução significativa da pandemia, mas os empresários dos restaurantes já estão investindo no setor”, diz.
Recentemente, foi concluída a praça de acesso principal à Broadway. “É a primeira de Canoa Quebrada, com quadra esportiva, paisagismo, iluminação em LED, bancos de eucalipto”, pontuou Guilherme Bismarck. “Iniciamos agora a segunda etapa do projeto de requalificação da Broadway”.
A obra de segunda etapa deve ser concluída no fim de novembro. Atualmente, os operários trabalham na construção do novo pavimento e na colocação de cabos elétricos subterrâneos, serviços de drenagem e colocação de postes nas laterais.
Cartão postal
O projeto de requalificação optou por piso fulget, com desenhos que simulam o mar. “Será mais um cartão postal de Canoa Quebrada”, frisou Bismarck.
Até o fim deste mês devem começar os serviços da terceira e quarta etapas, dado que a ordem de serviço já foi assinada pelo gestor municipal Bismarck Maia.
A obra de nova pavimentação das ruas fica no entorno da nova praça, uma antiga área de estacionamento, e de uma escola que estava deteriorada. O pavimento das ruas será substituído por pedras intertravadas.
Será uma nova história, uma nova Canoa Quebrada, e não tenho dúvidas que mais turistas virão para conhecer esse espaço que vai ficar muito bonito”
Expectativa para o "pós-pandemia
Para o empresário, Armando Prieto, que há 25 anos, tem uma pousada em Canoa Quebrada, o conjunto de obras “vai melhorar o fluxo de turistas, as vendas vão crescer, sim, no pós-pandemia”. Ele citou que a praça “já atrai famílias, crianças e deu uma nova vida a Canoa Quebrada”.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracati, Fernando Ferreira Costa Filho, também vê com boa expectativa o aumento da demanda no setor turístico, que é a principal fonte de renda do município, através do serviço de restaurante, hospedagem e passeios.
“Aracati tem grande vocação turística e o investimento em infraestrutura de qualidade vai atrair mais visitantes e trazer mais prosperidade para o setor turístico”, ressalta Costa Filho.
Carlos Lima é garçom em um restaurante de Canoa Quebrada há cinco anos. Ele espera o controle da pandemia e a retomada das atividades com maior dinamismo. “A praça já deixou esse espaço mais bonito e, quando tudo tiver concluído, as pessoas vão querer conhecer e tudo vai melhorar porque a pandemia afetou todos nós”, disse.