O Hospital Regional Norte (HRN), no município de Sobral, voltou a receber, nesta semana, pacientes para consultas ambulatoriais na unidade. O serviço estava limitado por conta da pandemia da Covid-19, desde a última semana de março, logo após o Estado suspender cirurgias eletivas na rede pública. A unidade também disponibiliza, a partir de agora, um ambulatório específico para acompanhar pacientes que já foram infectados com o novo coronavírus.
O HRN é referência para 55 municípios da macrorregião Norte, atendendo uma população de mais de 1,6 milhão de pessoas. Para evitar aglomerações na retomada, serão atendidos, em média, 20 pacientes por turno e com hora marcada. “O ambulatório retornou no início desta semana sendo organizado para atender cerca de 50% da capacidade operacional”, explica Juliana Veras, coordenadora dos ambulatórios na unidade.
Segundo ela, o espaço foi organizado e estruturado com a separação do paciente que será atendido. “Dessa forma, garantindo a segurança de todos os presentes”. Além dos serviços já disponíveis, o HRN abriu um ambulatório de fonoaudiologia para acompanhar pacientes atendidos pelo hospital quando tiveram a Covid-19.
Veja também:
- Sobral registra maior número, do Interior, de profissionais infectados
- Taxa de ocupação de leitos de UTI volta a crescer em Sobral
- Confira quando iniciou processo de retomada em Sobral
Segundo a fonoaudióloga Georgia Andrade, o atendimento é destinado a quem ficou entubado e permaneceu com dificuldades para fazer a deglutição (alimentação) mesmo após se recuperar da doença. Os serviços no ambulatório ajudam na reabilitação dos pacientes.
Serviços que estão retornando, gradativamente:
- Cirurgia
- Clínica médica
- Pediatria
- Fonoaudiologia
- Banco de leite
- Obstetrícia
- Estomaterapia
Coronavírus
Durante o pico da pandemia no Estado, que aconteceu nos meses de maio e junho, alguns atendimentos ambulatoriais foram mantidos no HRN, mas somente para pacientes com alto risco. Os demais seguiram sendo acompanhados, de forma virtual. Agora, com a retomada gradativa das atividades no Município, foi possível o retorno. Entre as medidas para garantir o distanciamento social está a caracterização das cadeiras, sinalizadas e espaçadas.
Segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará, Sobral soma 11.388 casos confirmados do novo coronavírus e 295 óbitos. O município chegou a ser o epicentro da doença no Estado, mas os números de ocupação de leitos de UTI Covid-19 e de novos casos começaram a cair. Nesta semana, a cidade entrou na quarta fase de retomada econômica, com autorização, por exemplo, de atividades de alimentação fora do lar, com 50% da capacidade.