Barbalha registra rajadas de vento de até 70 km/h nesta segunda-feira

Vento derrubou parte da cobertura do teto de um posto de combustível localizado na Avenida Perimetral Dom Francisco, no Bairro São Miguel

Municípios da Região do Cariri registraram rajadas de vento de até 70 km/h na tarde e noite desta segunda-feira (28), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Houve rajadas consideráveis também em cidades das Regiões Vale do Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns.

A velocidade das rajadas de vento em Barbalha chegou a 70 km/h entre 17 e 18 horas, conforme registrado pela Plataforma de Coleta de Dados (Estação Automática) localizada na cidade.

Outros municípios registraram rajadas de ventos, como Iguatu (55,08 km/h), Jaguaribe (54,72 km/h), Campos Sales (53,28 km/h) e Tauá (43,92 km/h). Segundo a Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, nesta velocidade, a rajada pode ser classificada como ventania, podendo quebrar galhos de árvores, causar dificuldade em andar contra o vento, e mar revolto.

Transtornos

O vento forte foi suficiente para derrubar parte da cobertura do teto de um posto de combustível localizado na Avenida Perimetral Dom Francisco, no Bairro São Miguel, no Crato.

A ventania também causou problemas na rede elétrica. Uma chave de fusível entrou em curto na rede de média tensão na Saída de Crato para o Distrito de Arajara, em Barbalha. Na manhã desta terça-feira (29), o Corpo de Bombeiros informou ao Sistema Verdes Mares que não há registros de feridos.

A previsão da Funceme para esta terça-feira (29) é de nebulosidade variável com possibilidade de eventos de chuva em todas as regiões.

Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, a chuva rápida está associada a uma linha de instabilidade formada por nuvens cumulus que vieram do leste, propiciaram a ocorrência das rajadas de vento observadas em Barbalha e municípios vizinhos.

Cidades com rajadas de ventos mais fortes nas últimas 24 horas

  1. Barbalha: 70,2 km/h
  2. Iguatu: 55,08 km/h
  3. Jaguaribe: 54,72 km/h
  4. Campos Sales: 53,28 km/h
  5. Tauá: 43,92 km/h