Serviço personalizado

Seja por questões de saúde, performance atlética ou melhoria da estética corporal, o serviço do personal trainer é bastante solicitado por quem deseja resultados assertivos. Especialista detalha o serviço e mostra como contratar um bom profissional.

O personal trainer é o profissional de educação física que atua com personal training. O serviço pode ser prestado tanto em praças, parques, clubes e academias, como em condomínios ou na residência do cliente. “Nas academias, ele poderá fazer parte do quadro de funcionários da empresa, quando ela oferece esse serviço individualizado”, destaca Rubens Antônio Teixeira, educador físico, Especialista em Biomecânica e Treinamento Individualizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Quando contratado diretamente pelo cliente, pode prestar o serviço em academias, mediante apresentação de documentos, como a carteira profissional do Conselho Regional de Educação Física, ficando submetido às normas do estabelecimento.

De acordo com o professor, quem geralmente busca o personal trainer são clientes que desejam receber um atendimento diferenciado, em razão de uma necessidade de saúde (indicação médica), na busca por performance atlética, por melhoria estética corporal ou pelo bem-estar físico e mental. “Esse tipo de cliente busca resultado, portanto, cabe ao personal trainer a orientação para que se atinja o objetivo com a o foco na segurança, seguindo o planejamento de forma consciente e responsável”, afirma Rubens Antônio Teixeira.

O treino acompanhado por um personal trainer é diferenciado pela possibilidade de unir avaliações físicas e nutricionais, uma vez que personais normalmente atuam em conjunto com nutricionistas, além de o cliente contar com uma orientação focada na sua necessidade. “O treino acompanhado se torna mais produtivo devido à possibilidade de se conduzir estratégias de intensificação dos treinos de maneira segura e eficiente, explorando o máximo da tríade execução--correção-desempenho durante o treino, o que, consequentemente, fará com que os resultados sejam alcançados em prazos mais curtos, ou seja, entregando o resultado almejado”,observa o educador físico.

Bom trabalho

A qualidade do atendimento deve ser um dos pontos fortes no trabalho do personal trainer. Como pontua o professor Rubens Antônio Teixeira, uso do celular durante a sessão de treino, atrasos, falta de atenção ao que o cliente tem a dizer, galanteios, críticas e elogios desnecessários não devem fazer parte do atendimento do bom profissional. Com foco no treino, o serviço deve ser organizado eo profissional atento às execuções, buscando motivar o cliente e se colocar no lugar dele. “Enfim, ter um comportamento de respeito para com clientes e demais profissionais, sempre agindo com lisura e dentro das regras do bom convívio social”, recomenda Rubens Antônio Teixeira.

Na hora de contratar um educador físico para o serviço de personal training, a dica é buscar referências e analisar a postura profissional. “Observe a atuação do personal in loco, como se comporta com clientes e colegas, sua postura durante o treino e fora dele. Normalmente, com algum tempo de observação, já se consegue perceber o grau de comprometimento do profissional. É possível buscar um primeiro contato, pois as relações humanas dependem desse ‘sentir’ o outro. É ter empatia, que, apesar de subjetiva, se torna uma forma interessante para somar ao seu critério de escolha”, arremata.

Dicas para escolher um personal trainer:

. Confira se o profissional tem registro no Conselho Regional de Educação Física, o que garante a formação e a liberação para ele atuar na profissão;
. Busque referências em relação à pontualidade, à seriedade, à respeitabilidade, ao comprometimento ético e também em relação à sua formação acadêmica e demais conhecimentos agregados;
. Procure saber quais as garantias em relação aos serviços prestados, normalmente estabelecido por um contrato onde se encontram as obrigações do prestador do serviço e regras a serem respeitadas por cliente e personal trainer;
. Observe a atuação do personal in loco, como se comporta com clientes e colegas, sua postura durante o treino e fora dele;
. Busque um primeiro contato para observar se há empatia.