Do Ceará para o mundo ver

Entre os dias 15 e 20 de outubro, a XVII Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires (XVII BienalBA) abrigará a exposição “Brasil: Outras Arquiteturas”, que pretende apresentar trabalhos de arquitetos fora do eixo Rio-São Paulo, destacando as tendências regionais da arquitetura brasileira, normalmente pouco exibidas em mostras internacionais. Dentre os 12 expositores, quatro são do Nordeste e um desses escritórios é cearense, a Rede Arquitetos, dirigida pelos sócios Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro e Luiz Cattony. Confira a entrevista com os sócios da Rede Arquitetos a seguir.

Riqueza na simplicidade
Situada em Fortaleza, a Rede Arquitetos já teve um projeto selecionado para participar da amostra brasileira da X Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo. “Dessa vez, fomos convidados como escritório para mostrar um panorama do nosso trabalho. Isso acontecendo em um evento internacional é ainda mais gratificante”, relatam os sócios Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro e Luiz Cattony a respeito da oportunidade de participar da XVII Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires (XVII BienalBA). Para a edição de 2019, a organização da Bienal conta com a participação de 15 países e estima a presença de mais de 50 oradores e 30 mil visitantes. Nesta entrevista, os arquitetos cearenses contam sua expectativa pela presença em um evento dessa grandeza.

Diário do Nordeste: O que representa para a Rede Arquitetos ter sido selecionada para participar da exposição “Brasil: Outras Arquiteturas”, na XVII Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires?
Rede Arquitetos: O reconhecimento do trabalho é sempre muito gratificante para reafirmar o caminho que escolhemos e para dar forças para seguir em frente. Nosso trabalho tem uma dimensão prática, que é atender bem nossos clientes, mas também sempre teve uma preocupação em contribuir para a cultura arquitetônica de maneira geral. Participar de um evento internacional como essa Bienal nos dá a dimensão de que estamos discutindo nossa prática e a arquitetura cearense com outros países e outras realidades. É um evento bastante enriquecedor, de muita troca.

Como acontecerá a exposição dos projetos?
Os projetos serão apresentados em dois painéis, sendo um com o projeto de destaque, que será o Bloco Didático da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Crateús. O outro painel será montado com um panorama dos nossos principais projetos. Nossa ideia é mostrar a diversidade de tipologias e escalas com que trabalhamos, desde casas privadas até edifícios de grande porte.

Comente alguns dos projetos que vocês levarão.
Sem dúvida nossas principais obras são os edifícios que fizemos para os campi da UFC nas cidades de Russas e Crateús. Foram grandes obras, das quais tivemos o prazer de participar graças a importantes parceiros, como Neudson Braga, RI Arquitetura, Custódio Santos e Renan Cid. Além desses, mostraremos alguns projetos ainda não construídos, como uma escola de Ensino Fundamental que estamos desenvolvendo para o Serviço Social do Comércio (Sesc), uma residência particular em Maracanaú e uma proposta para uma Casa de Sementes de comunidades agrárias, que desenvolvemos com a ONG Esplar.

Esses projetos têm alguma característica em comum?
Apesar da diversidade de tamanhos, localidades e tipos de programa, o que conecta esses projetos é a busca por uma arquitetura cuja riqueza esteja na simplicidade. Nesses casos, trabalhamos com uma abordagem bioclimática para melhor aproveitamento dos recursos naturais de conforto térmico (clima, luz natural e geração de sombras) na proteção dos espaços. A edificação existe como suporte para uma atividade humana, então essa simplicidade é também uma maneira de destacar que o protagonismo da arquitetura não é do edifício em si, mas da apropriação e dos usos que as pessoas vão dar a ele.

De que forma os projetos que vocês vão levar podem contribuir para os profissionais e os estudantes que comparecerão à Bienal?
A divulgação da arquitetura ainda é muito focada nas grandes capitais e nos centros urbanos, e boa parte dos projetos que exibiremos fazem um contraponto em relação a isso, pois se encontram no interior do Ceará e respondem ao nosso clima e à nossa cultura construtiva. Ao mesmo tempo, estamos em um mundo cada vez mais conectado, em que o acesso a informações e referências está cada vez mais fácil. Nesse sentido, nossa mostra pode ter uma contribuição interessante, em razão da maneira pela qual está inserida na particularidade da nossa região, e ao mesmo tempo dialoga com elementos da arquitetura de outros países.

SAIBA MAIS
Sobre o escritório

O escritório Rede Arquitetos atua em projetos das mais variadas escalas e tipologias. Seus sócios mesclam a prática profissional com a vivência acadêmica por meio da pesquisa, da docência e do desenvolvimento de workshops e publicações. Foram responsáveis pela idealização e pela organização das três edições do Fórum Jovens Arquitetos Latino-americanos (FJAL). Dentre as premiações do escritório, destacam-se: 1º lugar no Prêmio Caixa/IAB 2008-2009, com o Projeto de Requalificação da Favela Verdes Mares em Fortaleza; Menção Honrosa no Concurso Público Nacional de Arquitetura Casa PVC, promovido pela Braskem SA e o IAB-AL; Menção Honrosa no Concurso Monumento da Luz 2018, promovido pela prefeitura de Sobral e IAB-CE.

Apoio
Como um dos pilares da nossa formação é o trabalho coletivo, destacamos também que esse convite para participar na Bienal celebra a passagem de diversas pessoas pela nossa trajetória, desde arquitetos e estagiários que trabalharam conosco, passando por professores, familiares e amigos. Para essa viagem e para a execução dos painéis, contamos ainda com o apoio de alguns parceiros, como o Colégio Lourenço Filho, Dois Pontos Engenharia, Unifametro e Ecotijolos Fortaleza.
Fonte: Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro e Luiz Cattony, sócios do escritório cearense Rede Arquitetos

SERVIÇO
XVII Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires
Mais informações: www.labienalarq.com