Entre as opções para quem deseja trabalhar com vendas, a diversidade é grande. Um exemplo é abrir uma franquia – e existem algumas, fáceis de encontrar na internet, que podem ser abertas com pouco investimento inicial e ainda possibilitam trabalhar de casa. Elas envolvem serviços que abrangem desde fazer unhas a vender cursos de capacitação para diferentes áreas profissionais.
Alguns especialistas defendem que trabalhar nessa área te ajudará em qualquer outra ocupação, já que você terá que aprender e aprimorar habilidades de negociação, atendimento ao cliente, comunicação e planejamento − além das habilidades de ser curioso, de perguntar, de realizar gerenciamento de projetos e de gerar resultados.
Tais aspectos são igualmente essenciais para iniciantes na área e pelos aspirantes a vendedores.
Empatia
A famosa conversa de vendedor, estratégia bastante difundida até bem pouco tempo, já não funciona como antes. A velha técnica tem sido substituída por competências e atitudes muito valorizadas, como a empatia e a solução problemas. A empatia tem a ver com se colocar no lugar do outro – o cliente, nesse caso – para entender as dores e as necessidades dele. É necessário, portanto, ouvir mais e falar menos, procurando auxiliar o cliente no processo de compra, ao mesmo tempo que o deixa à vontade para decidir que produtos levar, quantos e se vai mesmo efetuar a compra. O auxílio no processo de compra passa também por dizer que você não tem a solução ideal para o cliente, se for o caso em questão.
A solução de problemas, por sua vez, relaciona-se a uma assessoria particular ao cliente – o que agrega valor ao serviço prestado, gerando fidelização dos clientes. Assim como a empatia, ela também passa por falar menos e ouvir mais, com o objetivo de identificar as necessidades do futuro comprador e poder indicar a solução mais adequada.
Diferenciais
Saber como trabalhar com vendas online – o que se dá realmente de forma diferente que no trabalho de vendas em campo – é um dos aspectos que os especialistas ressaltam.
Para quem está mirando oportunidades mais diretas no setor de vendas, o Saiba mais abaixo reúne dicas extras. E a sugestão para quem já passou pelo processo seletivo, mas não foi chamado à próxima etapa, é buscar feedback. Ao entrar em contato novamente com a empresa, você pode se colocar à disposição para que te procurem caso algum dia precisem de qualquer coisa. Isso mostrará boa vontade, um ativo a longo prazo.
SAIBA MAIS
Dicas práticas para quem quer traba lhar com vendas:
- Trabalhe em seu LinkedIn. É o seu currículo público. Especialmente no segmento de vendas, seu LinkedIn contará a história de sua carreira. Se os seus números forem bons, você irá exibi-los. Na área de vendas, você usa estudos de casos e depoimentos. Vender a si mesmo é a mesma coisa: você deve receber avaliações, do contrário, corra atrás de algumas. Os clientes também querem ver isso. Obtenha alguns com seus colegas.
- Tenha uma foto de perfil adequada. A imagem é o vestuário no mundo dos negócios, exibindo um sorriso ou uma expressão amigável, sem chapéus ou óculos de sol. Faça com que você pareça uma pessoa divertida de se conversar, ao mesmo tempo que é profissional e confiável. Lembre-se: você provavelmente estará iniciando um contato “frio” com as pessoas.
- Crie uma conta no Gmail ou um e-mail pessoal. Atenção: usar Hotmail, Yahoo! e AOL indicam alguém que está desatualizado no que diz respeito à tecnologia, mesmo que não seja o caso.
- Quando responder a uma postagem no LinkedIn, se conecte e escreva uma mensagem atenciosa ao gerente de contratações. Não esqueça de escrever com espaços para facilitar a leitura em dispositivos móveis.
- Ao responder uma postagem no LinkedIn, faça com que amigos confiáveis se conectem a você. - Faça um backchannel: peça para alguém que conheça o recrutador, e que seja confiável na área, fazer uma introdução. Isso pode ajudar a chegar ao seu objetivo.
Fonte: meetime.com.br