Funcionário feliz é mais produtivo: empresas investem em bem-estar

Investimento na qualidade de vida do colaborador pode impactar diretamente nos resultados

Todo mundo quer ser feliz. Algumas pessoas encontram a felicidade no amor, na família, no sucesso profissional, em viagens, nos filhos, aventuras, em dinheiro ou numa vida simples.

Quando a felicidade é incorporada ao meio corporativo, os profissionais felizes não só produzem mais, como criam ambientes de trabalho mais produtivos, ou seja, pessoas ao redor deles também melhoram o seu desempenho.

Um ambiente de trabalho positivo e colaborativo é qualidade de vida. Pequenas ações, como dedicar alguns minutos por dia para um alongamento ou uma celebração numa data comemorativa, podem ajudar as empresas a se tornarem mais atraentes e também mais produtivas.

O Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, em Riverside, mediu a correlação entre felicidade e produtividade. Segundo os dados do estudo de meta-análise, trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, as vendas são 37% mais elevadas e a criatividade é três vezes maior do que a de outros colaboradores menos felizes.

Ainda segundo a pesquisa, realizada com 1,2 mil trabalhadores, os colaboradores com alta avaliação no fator bem-estar e qualidade de vida no trabalho tem desempenho 27% superior aos de colegas com índices menores (conforme percepção dos chefes), 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento com a organização e 46% mais satisfação com a atividade, independentemente do setor e da ocupação.

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Além disso, a pesquisa mostrou que a felicidade é essencial para se reduzir a rotatividade de funcionários, o chamado "turnover", atrair e reter talentos, possibilitando inovação, criatividade e um desempenho acima da média da concorrência.

O tema tem sido tratado mais recentemente pela Psicologia Positiva. O movimento surgiu nos Estados Unidos no fim da década de 90 e no início dos anos 2000. Entre os resultados obtidos, estão os de que pessoas felizes têm nove anos a mais de vida, melhor funcionamento cerebral e maior produtividade no trabalho.

Empresas dão o exemplo

Se os pesquisadores concordam que a felicidade pode ser bem aplicada nos negócios, os empresários devem relevar esse fator.

A opinião é unânime entre os gestores de Recursos Humanos das empresas. Ana Paula Falcão, gerente de RH do Mercadinhos São Luiz, explica que é de fundamental importância o investimento na qualidade de vida e bem-estar do colaborador.

"Mais do que isso, é um direcionamento da empresa. Esse bem-estar e qualidade de vida é estruturante e é dessa forma que é concebido o nosso negócio. É o colaborador que passa para o cliente o maior bem da empresa, que é a excelência no atendimento e o bom relacionamento. Se ele é bem cuidado, valorizado, ele externa esse sentimento aos clientes dentro da empresa", afirma ela.

Premiada como uma das melhores empresas para se trabalhar no Ceará e no Brasil, para o Beach Park é muito valioso que os colaboradores estejam bem em todos os âmbitos. Cecília Vieira, gerente de RH da empresa, afirma que os projetos desenvolvidos surgiram a partir das necessidades dos próprios colaboradores. "Necessidades que muitas vezes não são solucionadas a partir do trabalho propriamente dito, o objetivo é ir além, para fora do contexto organizacional, atingindo a vida de uma maneira geral", diz ela.

Na maioria das vezes, os resultados percebidos levam tempo, pois devem estar atrelados à cultura das empresas. No caso do Mercadinhos São Luiz, há mais de 20 anos é oferecida uma Colônia de Férias para os filhos de funcionários. Entre as práticas mais recentes, estão grupos voltados ao desenvolvimento e crescimento, ao coaching, capacitação, formação de sucessores e equipes voltadas para qualidade de vida, como o grupo de gestantes.

"Para que o São Luiz possa passar toda essa condição para o colaborador e pra que ele tenha uma boa perspectiva de bem-estar e qualidade de vida, a empresa procura entender quais são as demandas desse colaborador. E 40% deles afirmam que permanecem na empresa devido à oportunidade de crescimento que é oferecida; 34% apontam que é devido à qualidade de vida que o emprego oferece; já 12% falam do alinhamento com a cultura e valores. A partir daí o RH planeja suas ações e projetos, buscando sempre a satisfação da sua equipe", revela a chefe do RH.

Com um conjunto de mais de 150 práticas voltadas para o colaborador e uma cultura implantada desde a fundação, atualmente 97% dos gestores do Mercadinhos São Luiz saíram da base da empresa. Por isso, o atendimento diferenciado e humanizado dos pontos de venda e o reconhecido pelo cliente são citados como consequência da política em prol dos funcionários.

"De acordo com a pesquisa 'medindo felicidade', realizada anualmente, o Mercadinhos São Luiz fechou o ano com um índice de felicidade de 96%", ressalta Ana Paula.

Na Odonto System, desde 2014 é desenvolvido o projeto Semana ViverBem, que trata de um conjunto com ações e parcerias diversas pensadas e voltadas para o bem-estar do colaborador.

Nesse período, são reunidos colaboradores, familiares e grandes parceiros numa semana de atividades e palestras voltadas para a saúde e qualidade de vida.

Assistente de Recursos Humanos da Odonto System, Aline da Fonseca explica que "o objetivo em comum de todas as ações e campanhas que são desenvolvidas é fortalecer o sentimento de pertencimento, estreitar laços com a família do colaborador e, de uma forma geral, gerar engajamento internamente". Ela revela que, desde que as campanhas foram implantadas, "saímos de um percentual de 55% de satisfação dos colaboradores em 2012, para 64% em 2013, 67% em 2014 e 73% em 2015. Ou seja, um aumento em torno de quase 20%".

No Beach Park, o Programa "Minha onda é ser feliz" reúne um conjunto de ações que contemplam cinco pilares: Saúde, Segurança, Cidadania, Família e Cultura, todos voltados para a melhora na qualidade de vida do trabalhador. Este programa reúne ações e serviços, com o intuito de proporcionar cada vez mais ao colaborador satisfação, saúde e felicidade. Durante o ano, são realizadas em torno de 31 ações.

Atualmente, o Beach Park Entretenimento conta com mais de 2.500 colaboradores diretos que entendem e contribuem com a filosofia da empresa. "Além da pesquisa de clima, no qual eles avaliam a empresa de maneira geral, nossa média de avaliação está em 8,5", revela a gerente Cecília Vieira.

Motivação é a chave

A motivação também é importante para o bom andamento das atividades. Profissionais desmotivados podem comprometer a performance, produtividade e os resultados apresentados, já que não criam um vínculo com a organização e acabam realizando apenas o essencial, sem ampliar sua visão ou se preocupar com o desenvolvimento da empresa.

A pesquisa State of The Global Workplace, realizada em 142 países (2012) pela Organizações Gallup, revelou que em geral, no mundo, apenas 13% dos funcionários estão realmente engajados no trabalho. No Brasil, esse índice chega a 27%, o que significa que em torno de 73% dos funcionários no Brasil não estão engajados no trabalho.

Três formas de aumentar o engajamento nas empresa é investir em: seleção correta; desenvolvimento de forças e talentos; e bem-estar dos funcionários.

No Mercadinhos São Luiz, os colaboradores são engajados desde a base. "Toda a equipe participa do planejamento estratégico da empresa através de comitês e é o conjunto dessas práticas que levam todos os conteúdos às bases, promovendo integração e engajamento de toda a equipe. É a partir desses dados que a rede trabalha e são esses resultados que respaldam as ações do Mercadinhos São Luiz", diz Ana Paula.