Testamos o Super SUV Audi Q5

Em cinco dias de teste, o Audi Q5 teve desempenho exemplar e conforto top

Uma nave alemã que tem desempenho, conforto e tecnologia. Assim podemos resumir o SUV Q5. Testamos durante cinco dias o veículo na zona urbana de Fortaleza em sua versão intermediária. 

Vou começar falando por dentro do carro. A sensação de estar dentro dele é de pura modernidade. Bancos em couro super confortáveis, excelente posição de dirigir, ajuste lombar e memória para ficar do jeito que preferir. 

A tela multimídia de 8,3 polegadas é de fácil acesso, basta usar o seletor ou os comandos localizados no painel central para utilizá-la. Outra forma de “conversar” com a central multimídia é por uma área localizada no console capaz de identificar letras e números.

 

O carro vem de série com trio elétrico, direção elétrica, ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos 100% digital, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de luz e chuva, retrovisor fotocromático, sistema start-stop, volante multifuncional de três raios, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura e fechamento elétrico, airbag lateral dianteiro e de cabeça, alarme, faróis 100% LED, lanternas traseiras em LED com indicação dinâmica, assistente de farol alto, faróis com ajuste automático de altura, Auto Hold, sistema de limpador dos faróis, Parking assist, câmera de ré, chave presencial e Audi sound system com tela de 8,3 polegadas.

Dentro do capô a empolgação continua. O motor é de esportivo. Ele já equipa os novos A4 e A5, é silencioso e tem fôlego de sobra. As respostas ficam ainda melhores quando o propulsor ultrapassa os 1.500 rpm. A direção elétrica é ágil, mas o que mais surpreende é a suspensão, que filtra com excelência as irregularidades do asfalto.

A novidade do propulsor 2.0l, turbo, com 252 cv de potência, tem cinco modos de condução: Comfort, Efficiency, Dynamics, Off-road (que diminui a força do motor inicialmente) e Individual. O mais divertido é o Dynamics, que eleva o giro do motor e deixa a resposta do acelerador ainda mais instantânea.

O motorista pode fazer as trocas de marchas por meio da manopla ou das aletas atrás do volante. São 37,7 kgfm de torque, câmbio de dupla embreagem de sete velocidades e tração integral. O 0 a 100 km/h, de acordo com a montadora, é feito em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h. 

Mesmo estando dentro do Q5, parece que estamos no irmão maior, o Q7. A sensação de dirigir o modelo maior é quase a mesma de passar por ruas apertadas com uma picape média. Com 4,66 metros de comprimento e 2,82 metros de distância entre-eixos, o novo Q5 cresceu em praticamente todas as suas dimensões em relação à geração anterior.

Economia de combustível 

Mesmo assim, o peso foi reduzido em quase 50 kg. O segredo? Uma mistura de aços de alta resistência e alumínio na hora de fazer a carroceria. 

Outra novidade está na suspensão, que ganhou um sistema apelidado de Ultra capaz de desengatar o eixo traseiro quando não é necessário utilizá-lo. Isso significa que o SUV é um veículo com tração dianteira a maior parte do tempo. O resultado é um consumo de combustível menor.

Um SUV que cumpre o que promete por um preço que vale tudo o que oferece.

Rapidez

6,3 Segundos. É o tempo que o Audi Q5 leva de 0-100 km/h; velocidade máxima de 237 km/h num excelente conjunto motor e câmbio de sete velocidades

 

Ficha técnica

 

Motor: 2.0 l, 16V, 4 cilindros em linha, comando duplo, injeção direta de gasolina

Potência: 252 cv a 6.000 rpm

Torque: 37,7 kgfm a 4.500 rpm

Câmbio: Dupla embreagem de 7 marchas e tração integral

Direção: Elétrica

Suspensão: Integral multilink

Freios: Discos ventilados na dianteira e traseira

Pneus: 255/45 R 20

Porta-malas: 550 litros

Preço: a partir de R$ 255.990