Museu revela a história da Toyota

Em visita ao Japão, que tal uma parada estratégica para conhecer o Museu da Tecnologia Toyota?

Pouca gente sabe, mas a Toyota nasceu da indústria têxtil, não como indústria automotiva. Em Nagoya, região central do Japão, o surpreendente Museu Comemorativo da Indústria e Tecnologia Toyota conta essa história. O museu foi construído no antigo parque industrial da matriz da Toyota Spinning amp; Weaving Cia. Ltda, que não chegou a ser atingido pelas bombas da Segunda Guerra Mundial.

A origem da marca deu-se por meio de um tear mecânico inventado por Sakichi Toyoda em 1896. O negócio da tecelagem Toyoda progredia à medida que seu fundador criava novas tecnologias, como o primeiro tear automático, que fez a produção de tecidos dar um grande salto no Japão.

A ideia de construir carros veio do filho de Sakichi, o jovem Kiichiro Toyoda. A fascinação pelos automóveis teve início quando ele visitou o Ocidente e conheceu algumas fábricas nos Estados Unidos e na Inglaterra. De lá, no início dos anos 20, Kiichiro trouxe na bagagem o sonho de produzir carros com tecnologia e mão de obra 100% japonesa. Na Nova Iorque dos anos 20 ele ficou fascinado com os carros da Ford e General Motors.

Conheça o Museu da Toyota



O sonho virou realidade em 1933, quando Kiichiro cria a divisão de automóveis dentro da tecelagem de seu pai. Em 1936 nasce o primeiro carro da Toyota, o Modelo AA, um sedan. Nessa época o nome da empresa ainda era Toyoda (do sobrenome da família). A mudança para Toyota ocorreu no ano seguinte. A troca da letra D pelo T se deu porque, em japonês, Toyoda é escrito com dez traços, e Toyota com oito, considerado um número de muita sorte e prosperidade naquele país. Nascia em 1937 a Toyota Motor Co. Ltd. (TMC).

Localizado na cidade japonesa de Nagoya, o Museu Comemorativo da Indústria e Tecnologia da Toyota (Toyota Commemorative Museum of Industry and Technology), vem para contar aos visitantes que passam pelo local, como foi a história da criação da produção em série da montadora que tem mais de 100 anos de fabricação.

A Toyota Motor iniciou sua produção de caminhões e utilitários, após a Segunda Guerra Mundial, quando a empresa começou a produzir sua frota de veículos para os japoneses. O Museu, que foi fundado em parceria com outras 13 empresas do próprio grupo apresenta desde o processamento do metal até a fabricação dos automóveis de ponta. A Toyota ainda reserva um pavilhão de mais de 7.000 metros quadrados para os automóveis que fizeram o nome da empresa, como o primeiro Corolla fabricado em 1966 com motor um pouco maior de 1.000 cilindradas, um potente motor na época.

Muitas máquinas de tear estão lá e monitores mostram como era o funcionamento das mesmas. Elas são réplicas das primeiras máquinas. Para os aficionados por veículos não há decepções. Além do sedan AA, um lindíssimo exemplar preto, outras relíquias fazem a festa dos apaixonados por veículos.

No Pavilhão do Automóvel, tecnologias automotivas e tecnologias de produção, onde o visitante vê o sistema de componentes e a transição da produção, da fase inicial até a atualidade. Uma linha de montagem de automóveis do carro de passeio AA está lá, bem como uma exposição de protótipos dos primeiros carros da marca. Mas não fica só nisso. Uma biblioteca e uma lojinha para "lembrancinhas" completam o espaço, que vale uma visita demorada.

Mais informações

A entrada para o museu custa 500 Ienes. Aberto de terça-feira a domingo das 09h30 - 17h. Como chegar: Estação Sako na linha Meitetsu. http://www.tcmit.org/

ANDRÉ MARINHO*
EDITOR
*O editor viajou a Nagoya (Japão) a convite da Toyota