Legislativo Judiciário Executivo

Morre ex-prefeito de Fortaleza e ex-deputado federal Vicente Fialho

Ex-gestor também foi prefeito de São Luís do Maranhão e estava internado em um hospital da Capital cearense

Escrito por Felipe Azevedo , felipe.azevedo@svm.com.br
Ex-prefeito de Fortaleza Vicente Fialho
Legenda: Vicente Fialho era natural de Tauá, no Sertão Central. Foi deputado federal e Ministro de Minas e Energia. Na foto, está ao lado da esposa, Míriam
Foto: Reprodução/Instagram Roberto Cláudio

O ex-prefeito de Fortaleza e ex-ministro Vicente Fialho morreu na noite desta segunda-feira (11), aos 84 anos, em um hospital da Capital.

Além de governar a Capital Cearense entre 1971 e 1975, Vicente Fialho também foi deputado federal pelo Ceará de 1991 a 1995. Natural de Tauá, no Sertão Central, o político e engenheiro teve uma trajetória incomum ao ser prefeito também de São Luís, capital do Maranhão entre 1969 a 1971. 

Veja também

Fialho ainda atuou como Ministro de Minas e Energia de 1989 a 1990, durante o Governo de José Sarney. 

Familiares informaram que o corpo será velado na funerária Ethernus a partir das 10 horas. O sepultamento ocorrerá às 16 horas no Parque da Paz, logo após missa de corpo presente. 

Repercussão

"Minha solidariedade à família e aos amigos do ex-prefeito de Fortaleza, Vicente Fialho, que faleceu ontem à noite aos 84 anos", escreveu a governadora Izolda Cela (PDT). 

O ex-governador Camilo Santana (PT)  lembrou da trajetória de Vicente Fialho e lamentou o falecimento. "Que Deus conforte a família e amigos", escreveu. 

"Lamento profundamente o falecimento do ex-prefeito de Fortaleza, Vicente Fialho, aos 84 anos [...] Que Deus conforte o coração de familiares e pessoas próximas neste momento", escreveu o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT). 

O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) destacou na tragetória de Fialho o que chamou de "tantas contribuições exercidas com competência e dedicação por várias gerações"

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) escreveu que Fialho "fez uma das mais vitoriosas administrações da história de Fortaleza". O pedetista também lembrou que o ex-mandatário foi prefeito da capital maranhense, e classificou o feito como "inusitado". 

Prefeita de Tauá, cidade onde nasceu Vicente Fialho, Patrícia Aguiar (PSD) também prestou homenagens ao conterrâneo. "Nossa solidariedade aos familiares. Descanse em paz, Dr. Vicente", escreveu a Chefe do Executivo municipal. Foi decretado luto oficial de três dias no município em homenagem a ele.

O deputado estadual Audic Mota (PSD), que também é tauaense, disse que Fialho foi um "renomado homem público tauaense, de brilhante carreira como político e gestor". 

 

 

 

 

 

 

Assuntos Relacionados