Lula defende criação de conselho para avaliar escolhas de ministros do STF

Mandatário propõe que as indicação para membros da Suprema Corte não sejam feitas só pelo presidente da República.

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
28 de Setembro de 2026 - 07:25 (Atualizado às 08:06)
capa da noticia
Legenda: Para o petista, o atual critério de escolha de ministros é "muito vulnerável".
Foto: Ricardo Stuckert/PR.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu uma mudança no critério de escolhas de ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF) e sugeriu criar um conselho para avaliar as indicações. As declarações foram dadas em entrevista à Band, exibida neste domingo (27). 

Lula disse estar mais preocupado após os recentes acontecimentos e afirmou ser preciso indicar pessoas "com biografia".

"É preciso discutir com muito mais cuidado a biografia das pessoas que vão assumir a Suprema Corte. Eu estou preocupado agora com o critério de indicação", afirmou Lula, que ainda defendeu a definição de mandato fixo para os integrantes da Corte.

Para o petista, o atual critério de escolha de ministros é "muito vulnerável" e sugeriu uma "comissão de notáveis" para dar respaldo as escolhas do presidente da República antes do envio do nome ao Senado.

"Uma coisa é quando você indica, outra coisa é quando bota toga. Ele vira Deus. O presidente não tem mais nenhuma interferência", disse Lula, negando que tenha indicado pessoas de confiança para a Corte. "Eu não conhecia muitos que eu indiquei."

Investigação de ministros

Lula também defendeu a investigação de todos os ministros da Corte que foram citados no caso do Banco Master.

"É verdade o que o Toffoli fez ou não? Não sei. Saiu a denúncia, tem que apurar. É verdade o que o Alexandre de Moraes fez? Tem que apurar. É verdade o que o André Mendonça fez, que o Kássio (Nunes Marques) fez, que o (Luiz) Fux fez? Todo mundo tem que se apurar, tem que ser punido por aquilo que cometeram", comentou.

Ao ser questionado se escolherá uma mulher para as próximas vagas no Supremo, Lula disse que "isso não se resolve assim". Depois, afirmou que a indicação se dá "de acordo com a necessidade e a qualidade das pessoas". "Se tiver mulher em condição de assumir, não tenho nenhum problema de indicar mulher ao STF", disse o presidente.

Assuntos Relacionados

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Colunistas

Edição do Dia