Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados e sucede Lira no cargo

Além dele, concorreram ao posto os deputados Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS)

Escrito por
Ingrid Campos ingrid.campos@svm.com.br
(Atualizado às 21:16)
hugo motta
Legenda: Hugo Motta (Republicanos-PB) foi escolhido presidente.
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados voltou do recesso legislativo e escolheu o seu novo presidente para o biênio que começa em fevereiro de 2025 e acaba em janeiro de 2027. Hugo Motta (Republicanos-PB) recebeu 444 votos e foi eleito com folga para o comando da Casa Baixa, sucedendo Arthur Lira (PP-AL). 

Além dele, concorreram ao posto os deputados Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS), que levaram 22 e 31 votos, respectivamente. Houve 2 votos em branco. Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno.

Veja também

Em discurso anterior à votação, Hugo Motta prometeu diálogo. "Quero ser um elo na corrente, um elo forte, mas com a consciência de ser apenas um elo que não podemos deixar romper. Todas as vezes que romperam esta corrente, partiram a democracia", disse.

Após a vitória, o novo presidente da Câmara disse que defender a estabilidade econômica é defender a estabilidade social, e mencionou a responsabilidade fiscal. O deputado também defendeu as emendas parlamentares, mecanismo de distribuição de recursos por congressistas que está sendo questionado no Supremo Tribunal Federal. 

"Não se pode mais discutir o óbvio. Nada pior para os mais pobres que a inflação, a falta de estabilidade na economia", declarou ele, mencionando a responsabilidade fiscal como caminho para essa estabilidade.
 
"Não há democracia com caos social, não há estabilidade social com caos econômicos. Defenderemos a democracia porque defenderemos também as melhores práticas das melhores políticas econômicas", disse Motta. Ele declarou que "não podemos continuar penalizando nossa gente".

"O povo brasileiro não quer a divisão da ideologia, mas a multiplicação no seu dia a dia", disse o novo presidente da Casa. Ele afirmou que as convergências constroem. Afirmou começar sua gestão sob o impacto "da confiança depositada". Ele teve 444 votos de 513 possíveis. Afirmou que servirá ao Brasil em seu mandato.

Hugo Motta disse que o Legislativo "jamais avançou em nenhuma prerrogativa". A declaração é uma resposta à análise de que o aumento das emendas parlamentares são uma usurpação de poder do Executivo. Afirmou, porém, ser favorável a mais transparência - para a Câmara e os demais Poderes. Segundo ele, é possível aperfeiçoar as emendas, mas seus aumentos recentes são um caminho sem volta. "Em 2016, por meio das emendas impositivas, o Parlamento se encontra com as origens do projeto constitucional", declarou.

Hugo Motta fez várias referências a Ulysses Guimarães. Por exemplo, que a memória do político deve "iluminar corações e mentes". Disse "viva a democracia" e que tem "ódio e nojo" a ditaduras. O deputado disse que não existe Parlamento forte em ditaduras. "Ulysses afirmava que o presidencialismo absoluto deixava de existir com a nova Constituição", declarou. Também disse que "passou o tempo do dedo na cara, é hora do olho no olho".

Encerrou com uma referência ao filme Ainda Estou Aqui, que exalta Eunice Paiva e critica a ditadura militar. "Ainda estamos aqui", disse ele, em um aceno a políticos de esquerda. Segundo ele, todos precisam estar ao lado do Brasil, em harmonia com os Poderes da República.

Apoio

Motta contava com apoio do bloco parlamentar formado neste sábado com 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.

Na mesma data, o Senado Federal também escolheu seu presidente. Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito com 73 votos.

Conheça o novo presidente da Câmara

O deputado Hugo Motta também é médico, tem 35 anos e está em seu quarto mandato na Câmara.  Em seu histórico parlamentar, está a presidência da CPI que investigou denúncias de corrupção na Petrobras em 2015 e a relatoria da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios, em 2023.

Mesa Diretora

Além de Hugo Motta, estarão à frente dos trabalhos na Casa Baixa outros dez deputados. São nomes que compõem as duas vice-presidências e as quatro secretarias. Há, ainda, quatro suplentes. A expectativa é que a composição fique assim:

  • 1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ)
  • 2ª vice-presidência: Elmar Nascimento (União-BA)
  • 1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE)
  • 2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE)
  • 3ª secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE)
  • 4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR)

Suplência:

  • Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP)
  • Paulo Foletto (PSB-ES)
  • Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES)
  • Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP)

Presidente Lula parabeniza Hugo Motta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o novo presidente da Câmara. Assim como fez com o senador Alcolumbre, Lula enviou mensagem para Hugo Motta.

"Parabenizo o deputado Hugo Motta pela sua eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental. Um forte abraço".

Assuntos Relacionados