O candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), planeja ajudar pequenos e médios empreendedores a passarem pelas transformações da reforma tributária caso vença as eleições. A proposta foi anunciada pelo político durante agenda de campanha em Cascavel, na manhã deste sábado (22).
Segundo ele, essa é a maior urgência para o grupo atualmente. "Eu vou montar um balcão de assessoria na Capital e no interior em diversas regiões para ajudar o pequeno e médio empreendedor cearense a fazer a transição da reforma tributária", declarou.
A reforma está prevista para ocorrer de forma gradual até 2033, em uma substituição dos impostos vigentes pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Na visão de Ciro, essa mudança pode trazer arbitrariedades do fisco e passivos tributários.
O candidato ainda mencionou que pretende auxiliar os empreendedores cearenses em outras frentes, como simplificação de carga tributária, formalização de negócios, capacitação gerencial e compreensão do comércio exterior.
Segurança e saúde como prioridades
Além da atuação junto aos empreendedores, Ciro destacou a segurança pública como primeira prioridade do seu governo caso eleito, garantindo que irá "encerrar a impunidade" no Estado.
"Primeira prioridade absoluta é restaurar a autoridade e tentar fazer a paz voltar pra família cearense. Aqui em Cascavel e em todo o interior haverá uma etapa desse processo de pacificação do estado do Ceara e enfretamento das facções criminosas", destacou.
Como segunda prioridade, Ciro elencou a saúde pública, ressaltando os casos de urgência. O tucano avalia que a fila de regulação está "completamente corrompida".
"Eu vou fazer uma auditoria nessa fila e vou comprar todas as vagas ociosas da rede privada e trabalhar pra zerar as urgências na questão da saúde publica", salientou.