Quem ganhou a eleição para senador no Acre em 2022?

Eleitores escolheram um senador neste ano

Os eleitores do Acre elegeram, neste domingo (2), Alan Rick (União Brasil) como senador para os próximos oito anos. Com as urnas apuradas, o candidato foi eleito com mais de 37,46% dos votos válidos.

Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Eduardo Velloso (União Brasil) e Maria das Vitórias (PSD).  

As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília). O segundo mais votado foi Ney Amorim (Pode), com 17,86%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quem é Alan Rick? 

Alan Rick Miranda, de 45 anos, é deputado federal pelo Acre, e atualmente cumpre o segundo mandato consecutivo no cargo legislativo. Natural do Rio Branco, ele é casado e possui ensino superior em comunicação, com pós-graduação em Jornalismo Político, tendo atuado como apresentador de televisão. O político também é administrador de empresas.   

Pastor evangélico, o parlamentar é autor de dois livros de cunho religioso: "Efêmero e o Eterno" (1999) e "Reflexo D'Alma" (2004). Nascido em 23 de outubro de 1976, ele é filiado ao partido União Brasil. 

Candidatos

No Acre, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:    

  • Alan Rick (União Brasil)    
  • Dimas Sandras (Agir)    
  • Dr. Jenilson Leite (PSB)   
  • Dra. Vanda Milani (Pros)   
  • Marcia Bittar (PL)   
  • Nazaré Araújo (PT)  
  • Ney Amorim (Pode)   
  • Sanderson Moura (Psol)    

Eleitores escolheram um senador em 2022  

Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.   

Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos).  Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.  

Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Acre, segundo os números do TSE, são 588.433 eleitores.