Os eleitores do Acre elegeram, neste domingo (2), Alan Rick (União Brasil) como senador para os próximos oito anos. Com as urnas apuradas, o candidato foi eleito com mais de 37,46% dos votos válidos.
Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Eduardo Velloso (União Brasil) e Maria das Vitórias (PSD).
As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília). O segundo mais votado foi Ney Amorim (Pode), com 17,86%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem é Alan Rick?
Alan Rick Miranda, de 45 anos, é deputado federal pelo Acre, e atualmente cumpre o segundo mandato consecutivo no cargo legislativo. Natural do Rio Branco, ele é casado e possui ensino superior em comunicação, com pós-graduação em Jornalismo Político, tendo atuado como apresentador de televisão. O político também é administrador de empresas.
Pastor evangélico, o parlamentar é autor de dois livros de cunho religioso: "Efêmero e o Eterno" (1999) e "Reflexo D'Alma" (2004). Nascido em 23 de outubro de 1976, ele é filiado ao partido União Brasil.
Candidatos
No Acre, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:
- Alan Rick (União Brasil)
- Dimas Sandras (Agir)
- Dr. Jenilson Leite (PSB)
- Dra. Vanda Milani (Pros)
- Marcia Bittar (PL)
- Nazaré Araújo (PT)
- Ney Amorim (Pode)
- Sanderson Moura (Psol)
Eleitores escolheram um senador em 2022
Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.
Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos). Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.
Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Acre, segundo os números do TSE, são 588.433 eleitores.