Legislativo Judiciário Executivo

Câmara de Horizonte tem primeira mulher quilombola a assumir cargo no Legislativo da cidade

Val da Ótica substitui Irmão Bento, que se licenciou por um prazo de 60 dias alegando motivos pessoais

Escrito por
Bruno Leite bruno.leite@svm.com.br
Foto de Val da Ótica, primeira quilombola a tomar posse no Legislativo de Horizonte (CE)
Legenda: Imagens da posse foram divulgadas pelo perfil da Casa Legislativa nas redes sociais
Foto: Reprodução / Instagram

A suplente de vereadora Valdiglecia Silva dos Santos, a “Val da Ótica”, do Partido Social Democrático (PSD), assumiu uma cadeira na Câmara Municipal de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, na última sexta-feira (1º) e se tornou a primeira mulher quilombola a tomar posse no Legislativo municipal.

A política é moradora da comunidade quilombola de Alto Alegre e substitui o vereador José Luís Bento Dias, o “Irmão Bento”, seu correligionário, que se licenciou do mandato parlamentar em razão de motivos pessoais por um prazo de 60 dias.

Veja também

Imagens da posse foram divulgadas pelo perfil da Casa Legislativa nas redes sociais. Nos registros, ela aparece junto ao vereador Antônio Carlos Gomes, o “Carlos da Bodega”, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), presidente da Câmara.

Em sua conta no Instagram, a parlamentar celebrou a chegada ao cargo eletivo e publicou uma foto em que aparece ao lado do titular e de um dos suplentes da sua legenda partidária. 

“A posse de hoje é muito mais que um ato formal — é a celebração de uma conquista coletiva, construída com luta, resistência e esperança do povo quilombola e de todos que acreditam na força da representatividade”, escreveu ela na legenda.

Nesta segunda-feira (4), Val postou um vídeo em seu gabinete. Na gravação, ela disse que já tinha dado início aos trabalhos. “Iniciamos nossa caminhada na Câmara dos Vereadores e a gente trouxe algumas pautas para direcionarmos aqui”, relatou.

Segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), a política é a terceira a se viabilizar para um Parlamento municipal em todo o Ceará. Antes, houve a eleição de políticos para as Câmaras de Pacujá, no Sertão de Sobral, e de Salitre, na região do Cariri.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados