O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou, em evento nesta quinta-feira (13), a filiação de 12 novos prefeitos à legenda. A movimentação é resultado de articulação do governador Camilo Santana (PT) com o deputado federal José Guimarães, que integra o partido nacionalmente.
Com a chegada de novas lideranças, a legenda volta a se fortalecer após o antipetismo ganhar envergadura principalmente em 2018. Com o governador Camilo Santana bem avaliado nas pesquisas internas e o ex-presidente Lula favorito à disputa presidencial, o partido ganha fôlego em âmbito estadual.
O PT, que tinha 17 prefeituras, agora chega a 29, se tornando a segunda maior força do Ceará, atrás apenas do PDT.
Justificando filiação ao partido, o prefeito de Jardim, Aniziário Costa, disse que sempre foi próximo ao partido. "Desde 1989 sempre votei em Lula. Votei em Lula, Dilma, Haddad. Eu sempre votei no PT, e já fui filiado ao partido", disse.
"Fui eleito pelo PSB a convite do governador Camilo Santana. E agora vi a necessidade de todos os partidos de esquerda juntar forças para enfrentar as eleições presidenciais desse ano", disse o gestor.
Marcondes Jucá, prefeito de Choró, declarou que a chegada ao partido é um pedido do governador Camilo Santana.
"Sou muito grato ao governador Camilo Santana pelo que ele tem feito no meu município. Recebi o convite por intermédio do Evandro para eu me filiar ao PT. E eu disse que um pedido do governador eu não vou deixar de atender", justificou.
Confira o nome dos novos prefeitos petistas e de quais partidos eles saíram:
PDT
Campos Sales - João Luiz
General Sampaio - Chico Cordeiro
Ibicuitinga - Franzé Carneiro
Saboeiro - Marcondes Ferraz
PL
Cariús - Wilamar Palacio
Choró - Marcondes Jucá
Santana do Acaraú - Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus)
PCdoB
Jaguaruana - Elias do Sargento
PSB
Jardim - Dr. Aniziário Costa
MDB
Penaforte - Dr. Rafael Ferreira
Psol
Potengi - Edson Veriato
Republicanos
Aratuba - Joerly Vitor