O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), participou de um passeio de moto, neste sábado (7), em Florianópolis. Sem máscara, ele se reuniu na 'motociata' ao lado de apoiadores, políticos e empresários, e provocou aglomeração. As informações são do G1.
O ato começou por volta de 11h na capital catarinense. Bolsonaro passou pelo Centro de Florianópolis e por vias movimentadas da cidade, causando congestionamentos no trânsito.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, enquanto ainda estava em um carro a caminho do ponto de concentração, Bolsonaro reforçou a defesa do voto impresso. “A democracia nasce do voto responsável e contabilizado. Nós todos, políticos, deputados, senadores, presidente, autoridades indicadas por políticos, temos o dever de ouvir a nossa população”, disse.
Este é o segundo dia de visita de Bolsonaro a Santa Catarina. Nesta sexta, o presidente visitou a cidade de Joinville e, diante de apoiadores, xingou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.
Sem proteção
Em um trecho do trajeto deste sábado, o presidente parou e desceu da moto para cumprimentar apoiadores, a maioria sem máscara.
Em Santa Catarina, é obrigatório o uso da máscara contra a Covid-19. Em caso de descumprimento da medida, a pessoa pode ser multada em R$ 500, dobrando o valor se houver reincidência.
Florianópolis é a segunda cidade catarinense com mais casos e mortes pelo novo coronavírus e está em uma região do Estado considerada de risco grave para a doença.
A vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr (sem partido), também participou do passeio de moto. Ela também estava sem máscara.
Ao fim do evento Bolsonaro fez um discurso, acompanhado de parlamentares aliados, empresários e outras lideranças políticas. Houve aglomeração nesse momento.
Também houve protesto contra o presidente no Centro de Florianópolis, quando o passeio de moto começou.
Vinda ao Ceará
Esta é a 7ª 'motociata' com a participação de Jair Bolsonaro realizada em apoio ao presidente.
Apoiadores de Bolsonaro no Ceará também iniciaram uma articulação para um evento do tipo em Fortaleza, mas sem êxito até o momento.
O deputado federal cearense Célio Studart (PV) entrou com uma ação na Justiça Federal do Ceará para barrar a realização do passeio no Estado.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em uma live há algumas semanas que virá ao Ceará na próxima sexta-feira (13), para entrega de obras na Região do Cariri.