O Psol realizou convenção, na manhã deste domingo (4), para oficializar Técio Nunes como candidato à Prefeitura de Fortaleza e Cindy Carvalho como vice. No histórico Teatro São José, além da Rede Sustentabilidade, com o qual o Psol é federado, o produtor cultural ainda ganhou apoio da Unidade Popular (UP).
Na sexta-feira (2), em convenção no auditório do Curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), a UP retirou a pré-candidatura de Haroldo Neto a prefeito de Fortaleza e decidiu apoiar a pré-candidatura de Técio Nunes.
A candidata a vice na chapa é a presidente da Rede no Ceará, Cindy Carvalho. Na convenção, ela criticou o fato de a disputa pela Prefeitura de Fortaleza ter apenas homens na cabeça de chapa e disse ter questionado essa decisão dentro da federação.
"Não esperem que eu seja coadjuvante de nada, porque o meu partido eu questionei. (...) Entendo e respeito totalmente a federação e questiono a federação também. Porque eu disse: 'vamos eleger uma mulher, porque só tem homem'. Como todo respeito aos homens, acho que chegou a nossa vez", disse Cindy.
Durante o evento, Cindy Carvalho comunicou que recebeu a notícia de que o pré-candidato a vereador da Rede Wellington Mesquita faleceu neste domingo, vítima de um infarto. As agremiações fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao correligionário.
Em entrevista, Técio disse que as divergências internas foram superadas e ressaltou que ele e Cindy formam a única chapa com candidaturas negras. "Eu acho que tem tudo diferente (nossa candidatura das demais). Somos a única chapa negra desse debate eleitoral, acho que isso não é um detalhe, é muito significativo. Para além disso, tem o nosso programa. Qual é a candidatura que vai debater centralmente a questão do meio ambiente em Fortaleza e como o meio ambiente se relaciona com as comunidades? Como as comunidades, as periferias sofrem com essa crise climática? Nós vamos estar falando sobre isso", destacou.
Durante o evento, também foram oficializados as chapas de candidatos a vereadores. Líderes e apoiadores das siglas envolvidas estiveram presentes na convenção.
Em fevereiro deste ano, quando Nunes foi anunciado pré-candidato, a direção partidária justificou o lançamento da pré-candidatura como parte de um encaminhamento do diretório nacional, que prezou pela autonomia do Psol nas unidades da federação. No âmbito estadual e nacional, a sigla compõe a base do governo Elmano de Freitas (PT) e integrou a frente ampla que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Presidente do Psol aborda ampliação de bancada
Em discurso, Alexandre Uchôa, presidente do Psol no Ceará, relatou a necessidade de abrir espaço para novos nomes do partido no poder municipal na luta contra o conservadorismo.
"As eleições de Fortaleza é o nosso desafio, é a nossa arena atual desse combate. Se a gente não cuidar, a gente vai ter uma bancada extremamente conservadora. As forças de resistência vão ter que lutar muito, ocupar todas as esquinas, ocupar todos os territórios onde a gente puder estar. Porque a parte pior disso é que, se a gente não vence nas urnas, a gente tem um parlamento que vai votar tudo que há de ruim contra a classe trabalhadora", ressaltou Uchôa.
No encontro com os apoiadores, o presidente do Psol Ceará frisou ainda os problemas de Fortaleza ligados à desigualdade social, especulação imobiliária, ausência de creches e o enfrentamento para se conseguir um exame na rede municipal de saúde.
Quem são Técio Nunes e Cindy Carvalho?
O produtor cultural e empreendedor social Técio Nunes é presidente do Psol Fortaleza e da Federação Estadual Psol/REDE. Ele também já atuou como assessor parlamentar e assessor político sindical.
Cindy Carvalho é presidente do partido Rede Sustentabilidade no Ceará. Ela também é conselheira do Conselho Estadual da Juventude no Ceará (Conjuce) e do Conselho Municipal de Juventude (CMJ).