O que é racismo ambiental? Entenda termo usado por Anielle Franco para falar de tragédia das chuvas

Ministra da Igualdade Racial disse estar acompanhando as ocorrências no município

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse estar acompanhando os efeitos das fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde a noite do último sábado (13). O último balanço divulgado confirma a morte de 11 pessoas em decorrência do temporal. 

Anielle afirmou nesse domingo (14) que as “iminentes tragédias” decorrentes das fortes chuvas são fruto dos "efeitos de racismo ambiental e climático". A fala repercutiu nas redes e gerou dúvidas entre os usuários. 

O que é racismo ambiental?

O termo racismo ambiental surgiu em 1981 nos Estados Unidos, criado pelo líder afro-americano de direitos civis Dr. Benjamin Franklin Chavis Júnior.

Segundo informações do portal Educa + Brasil, racismo ambiental é a discriminação racial sofrida pela população não branca, que é submetida sistematicamente a situações de degradação ambiental

O termo se refere à falta de elaboração de políticas ambientais para grupos étnicos em situação de vulnerabilidade, abrangendo a população negra, quilombolas, comunidades indígenas, ribeirinhas e periféricas.