As férias do ministro da Educação, Camilo Santana, foram autorizadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na terça-feira (17), em publicação do Diário Oficial da União (DOU). Assim, o ex-governador do Ceará se afasta do cargo entre 23 de setembro e 4 de outubro para reforçar a campanha de seus candidatos pelo Estado.
As agendas no Ceará, entretanto, começam antes: na tarde desta quinta-feira (19), o ministro vai ao Palácio da Abolição, na Capital, assinar a Ordem de Serviço para a primeira etapa da implantação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Estado. A cerimônia contará com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro de Estado da Defesa, José Mucio, e do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.
Eleições no Ceará
Camilo já havia antecipado, ainda em agosto, a intenção de tirar férias do MEC para se dedicar à campanha. "Vou entrar fortemente na campanha aqui, em Fortaleza. Aliás, vou até tirar férias para entrar na campanha aqui, em Fortaleza, porque eu quero o bem à Fortaleza, e Fortaleza precisa mudar os seus rumos", disse, durante evento de campanha na Capital.
Posteriormente, ele afirmou que o afastamento teria como objetivo apoiar candidatos "em várias cidades do Ceará". Há a expectativa de que Lula também venha para a campanha ainda no primeiro turno, mas não há detalhes a respeito disso.