O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma visita ao linguista norte-americano Noam Chomsky nesta segunda-feira (24). O filósofo recebeu alta e está se recuperando em sua casa, em São Paulo, após um acidente vascular cerebral massivo sofrido em junho de 2023.
Por meio das redes sociais, Lula comentou sobre a visita a Chomsky e a outras autoridades.
"Hoje, visitei em São Paulo quatro pessoas pelas quais tenho grande carinho: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o linguista Noam Chomsky, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar. Na sexta-feira passada, já havia visitado, no Maranhão, o ex-presidente José Sarney", escreveu o presidente na rede social X, antigo Twitter.
O encontro com o norte-americano Noam Chomsky acontece após o linguista ter alta hospitalar, na última terça-feira (18), em decorrência de um derrame. Os dois são amigos de longa data.
A informação da liberação do estudioso foi divulgada pelo Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde ele estava internado. Chomsky é casado com uma brasileira e, nos últimos anos, adotou o Brasil como segundo lar.
Em 2018, Chomsky e a esposa visitaram Lula quando ele estava na prisão sob acusações de corrupção. O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações posteriormente e Lula pôde concorrer novamente à presidência, sendo eleito para o cargo pela terceira vez em 2022.