Pela terceira vez ocupando o cargo de presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca no Ceará nesta sexta-feira (12) para uma nova visita ao Estado. Até agora, o chefe do Executivo Federal já esteve no Ceará 15 vezes ao longo dos mandatos anteriores que exerceu.
Desta vez, Lula tem na agenda dois anúncios para a Educação: o Programa Escolas de Tempo Integral e o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.
A primeira agenda será na Capital, já a segunda, na cidade de Crato. Será a primeira vez de Lula como presidente no município onde nasceu o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Ao longo dos oito anos em que foi presidente, entre 2003 e 2010, Lula foi, continuamente, aumentando a frequência de visitas ao Ceará.
Em 2003, no primeiro ano como presidente da República, o mandatário fez apenas uma visita ao Estado, escolhendo como destino Fortaleza. Em 2010, no último ano à frente do Executivo Federal, ele esteve no Ceará em três ocasiões e visitou quatro cidades.
Confira as visitas anteriores de Lula ao Ceará:
2003
28 de julho — Ao lado do então aliado Ciro Gomes e do governador, à época, Lúcio Alcântara, Lula visitou o Ceará ainda em seu primeiro ano como presidente. Ele participou de uma reunião de governadores da região Nordeste e do ato de recriação da Sudene
2004
17 de março — Lula voltou ao Ceará no ano seguinte quando participou do lançamento de duas ações federais: a campanha “Cresce Nordeste” e o Programa Nacional de Saúde Bucal. Este, inclusive, foi recentemente lançado novamente em seu terceiro mandato. À época, Lula esteve em Fortaleza e em Sobral.
2005
26 de agosto — Em Quixadá, o presidente participou do lançamento do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil. Ele também inaugurou o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar de Quixadá.
25 de novembro — No fim daquele ano, Lula retornou ao Ceará e visitou as cidades de Fortaleza e Arneiroz. No Estado, ele inaugurou um açude, assinou convênios para viabilizar o Metrofor e a Transnordestina.
2006
6 de junho — De volta ao Ceará em meados de 2006, Lula cumpriu uma série de agendas em Missão Velha e Jaguaribara. Ele visitou as obras da Transnordestina e conheceu o Complexo do Castanhão, maior reservatório do Estado.
2007
31 de janeiro — Um mês após iniciar o segundo mandato, o petista esteve em Crateús para inaugurar a Usina de Biodiesel. A partir dali, Lula passaria a ser acompanhado nos eventos no Ceará pelo recém-empossado governador Cid Gomes (PDT).
3 de julho — Em Fortaleza, Lula lançou o PAC saneamento e urbanização. Ele ainda participou da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
2008
28 de fevereiro — Ampliando as visitas ao Ceará, Lula esteve em cinco municípios ao longo daquele ano. Em uma primeira visita, cumprindo agenda em Quixadá e em Fortaleza, o petista visitou equipamentos públicos e lançou o programa Territórios da Cidadania.
20 de agosto — De volta ao Estado, Lula esteve em São Gonçalo do Amarante, Quixadá e Juazeiro do Norte para cumprir agenda no setor de biocombustíveis.
2009
12 de fevereiro — Pouco mais de seis meses depois, o presidente voltou a Juazeiro do Norte para sobrevoar a região onde ocorriam as obras da Transnordestina.
10 de setembro — Em Fortaleza e Sobral, Lula visitou o Residencial Patativa do Assaré, participou da inauguração de um Cuca e assinou ordens de serviço para obras de habitação. Ele também cumpriu agendas em equipamentos de educação federais.
16 de outubro — Lula visitou obras da Transposição.
2010
8 de junho — No último ano como presidente, Lula visitou Fortaleza em meados de 2010 para cumprir agendas na área da Educação. Ele também visitou o banco de sangue de cordão umbilical e placentário.
13 de dezembro — No fim do ano, o petista participou novamente de visitas a obras da Transnordestina.
29 de dezembro — A dois dias de encerrar a gestão, Lula visitou Fortaleza e Caucaia. Ele esteve na cerimônia de lançamento de pedra fundamental para a instalação da Refinaria Premium II e do terminal no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.