Após os 32 brasileiros que aguardavam repatriação em Gaza chegar em segurança ao Egito neste domingo (12), dando início à décima viagem de repatriação de brasileiros desde o início da guerra, o presidente Lula (PT) parabenizou as autoridades brasileiras envolvidas no resgate.
"Parabéns para o Itamaraty e a FAB [Força Aérea Brasileira] pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil", ressaltou o presidente nas redes sociais.
O petista também publicou uma série de informações sobre o retorno dos brasileiros repatriados. Agora que estão em segurança e recebendo apoio governamental, eles irão permanecer no Cairo até esta segunda-feira (16), quando devem embarcar na VC-2, aeronave da Presidência da República.
6 homens, 9 mulheres e 17 crianças compõem o grupo de brasileiros e palestinos em processo de imigração
São esperadas escalas técnicas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e Recife, já em solo brasileiro, antes da chegada à Base Área de Brasília para dar início à etapa final da repatriação.
Os repatriados que não têm familiares ou residências brasileiras serão alocados em um local de acolhimento no interior de São Paulo.
Saiba mais
Segundo o Governo Federal, incluindo o grupo que está em deslocamento, 1.477 pessoas foram retiradas da zona de guerra e repatriadas até o momento. 53 animais domésticos que estavam com seus donos também já estão seguros em solo brasileiro.