Lula cumpre agenda no Ceará pela segunda vez no 3º mandato; acompanhe em tempo real

Presidente acompanhará as comemorações de aniversário de programas de microcrédito do Banco do Nordeste, em Fortaleza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda nesta sexta-feira (1º), no Ceará. O chefe do Executivo nacional acompanha as comemorações de aniversário de dois programas de microcrédito do Banco do Nordeste, o Crediamigo e o Agroamigo, em Fortaleza. A programação começou às 10 horas, na sede do BNB.

O presidente chegou à Capital cearense ainda na noite dessa quinta (31).

Após os eventos no BNB, Lula irá fazer escala em Juazeiro do Norte, de onde deve seguir para visitar as obras do Túnel Major Sales no Ramal do Apodi.

Como foi a passagem de Lula por Fortaleza

Paulo Câmara, presidente do BNB, abriu os discursos do evento em comemoração aos aniversários do Crediamigo e Agroamigo e anunciou ações para os próximos anos, como "disponibilização recorde no plano safra 2023 e 2024, de 8,5 bilhões. Em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, elevação de 70% em relação ao orçamento em relação ao ano anterior. Vão ser beneficiados cerca 700 mil agricultores", citou.

O presidente Lula ainda se emocionou em diferentes momentos da solenidade, especialmente durante os depoimentos de duas mulheres que atuam na agricultura e foram atendidas pelas ações do Crediamigo e do Agroamigo.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, foi o primeiro convidado a discursar após as falas das beneficiadas. Depois dele, veio o discurso do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). 

Por fim, Lula foi chamado para assumir o microfone e disse que não discursaria, mas conversaria com o público. "Espero que alguns economistas brasileiros e que o senhor presidente do Banco Central [Campos Neto] estejam assistindo a essa solenidade [...] Porque essa gente precisa compreender que o dinheiro que existe nesse País precisa circular nas mãos de muita gente. Se ficar parado na mão de poucas pessoas, é concentração de riqueza", criticou o chefe do Executivo, ressaltando que um dos melhores legados de suas outras gestões foi 'colocar o pobre no orçamento".

Em sua fala, Lula ainda criticou diretamente o presidente do Banco Central, Campos Neto, e alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele "certamente não voltará" ao poder.

Lula também comentou sobre a instalação de uma sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza e disse que a ação é um "presente" para o Estado diante dos resultados educacionais dos últimos anos. "É um prêmio de merecimento pela qualidade de estudo que vocês aplicaram aqui", afirmou o presidente.

Primeira visita

A última visita de Lula ao Ceará havia sido no dia 12 de maio deste ano, quando o presidente acompanhou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), no anúncio da retomada de obras da pasta no País e no lançamento do programa de Escolas de Tempo Integral.

À época, o mandatário visitou a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson, na Capital, e seguiu viagem para o Crato, na Região do Cariri, para assinar o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Atenção Básica.