O governador Elmano de Freitas (PT) detalhou, nesta terça-feira (19), a programação de reuniões do G20 em Fortaleza ao longo de 2024. No total, o principal fórum de cooperação internacional mundial deve ter agendas na capital cearense em quatro períodos diferentes neste ano.
Os temas trazidos ao Ceará serão economia, infraestrutura, geração de emprego e educação.
"Em paralelo a esses fóruns, realizaremos reuniões técnicas e eventos culturais para promover o nosso estado, proporcionar novos investimentos e ampliar a geração de emprego e renda aos cearenses", acrescentou o governador.
Fortaleza é uma das 15 cidades-sede onde serão realizadas reuniões do G20 no Brasil, A programação deve seguir até novembro deste ano, quando acontece a Cúpula do G20, reunião dos chefes de Estado dos países membros.
Atualmente, o G20 é presidido pelo Brasil e reúne 19 países e dois órgãos regionais, a União Europeia e a União Africana. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Agenda no Ceará
A programação em Fortaleza começa em junho, quando serão organizados paineis com o tema "Arquitetura Financeira Internacional". A realização é uma parceria entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central do Brasil.
O Ministério da Fazenda também deve liderar outras duas agendas em Fortaleza, realizadas entre os dias 1º e 5 de julho. Os temas serão "Parceria Global para Inclusão Digital" e "Infraestrutura".
Ainda em julho, a capital cearense recebe, entre os dias 23 e 26, paineis para discutir a geração de emprego nos países menos desenvolvidos.
Cúpula ministerial de Educação
A última agenda do G20 em Fortaleza tratará da Educação e será realizada entre os dias 29 e 31 de outubro.
"A qualidade da educação pública no Ceará credenciou nosso estado a receber especialistas da área dos principais países do mundo. Teremos a grande oportunidade de apresentar ao planeta a nossa educação, que há mais de uma década lidera os principais índices do País", destacou Elmano de Freitas.
Durante a programação, deve ocorrer a reunião do G20 Educacional, que reúne os ministros de Educação dos países membros do G20. No Brasil, a pasta sobre o tema é liderada pelo ex-governador cearense Camilo Santana (PT).
Foi Camilo que anunciou, em junho do ano passado, que a próxima reunião seria realizada no Ceará. "A próxima ministerial do G20-Educação será em Fortaleza, no segundo semestre do ano que vem. Disse aos ministros que quero lhes mostrar de perto nosso Programa Nacional de Alimentação Escolar", disse em publicação nas redes sociais.
O comunicado foi feito logo após a participação do ministro na reunião do G20 Educacional de 2023, na cidade de Pune, na Índia.