Os vereadores de Fortaleza discutiram durante sessão, nesta quarta-feira (15), a criação de 594 novos cargos na Guarda Municipal. O projeto do prefeito José Sarto (PDT) deu entrada na Câmara em dezembro do ano passado e já foi aprovado em plenário, mas voltou às comissões temáticas para discussão de uma emenda.
A mensagem prevê a criação de 485 novas vagas para guardas municipais e 109 para a função de subinspetor. Atuamente, a Capital conta com 1.814 guardas e 634 subinspetores.
A expectativa é de que a votação na Comissão de Constituição e Orçamento ocorra nesta quinta-feira (16). Uma vez aprovado, o projeto volta ao plenário e recebe a votação final dos 43 vereadores. A partir daí, a mensagem aguarda a sanção do prefeito.
O projeto
O projeto, de acordo com a Prefeitura, é para viabilizar a realização de concurso público para mil vagas na categoria. "Quantitativo esse que será alcançado com o incremento acima referido somado à quantidade de cargos que estarão vagos em breve", explica a mensagem.
A Prefeitura informou ainda que a criação dos novos cargos de subinspetor "possibilitará que os servidores que participaram do processo de promoção em 2021, mas que não foram contemplados por falta de vagas, tenham a oportunidade de serem promovidos".