Carlos Bolsonaro tem postagens sobre Lula classificadas como falsas pelo Instagram

Vereador compartilhou trecho de vídeo do ex-presidente, alegando que Petrobras deu refinarias ao governo da Bolívia, informação já rebatida pela Agência ‘Aos Fatos’

Duas postagens do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) do último domingo (7) foram classificadas como falsas pelo Instagram. 

Apesar de o conteúdo não ter sido apagado, o aplicativo colocou um selo de “Informação falsa”, explicando que “verificadores de fatos independentes em outra publicação” já tinham rebatido a fake news e apontando para a checagem da Agência Aos Fatos.

A publicação do vereador mostra trecho de um seminário da TV dos Trabalhadores de 2015, em que o ex-presidente Lula (PT) fala sobre o processo de nacionalização de instalações estrangeiras pelo governo da Bolívia.

“Eu lembro da primeira conversa que você [Álvaro Linera] teve no meu gabinete com o Evo Morales, com o Marco Aurélio Garcia, quando você perguntou: ‘Ô, presidente Lula, como você se comportaria se nós nacionalizássemos a Petrobras?’. Isso antes deles serem governo. E eu disse ‘olha, o gás é de vocês, o petróleo é de vocês, portanto vocês fazem o que vocês quiserem’, sabe? E foi assim que nós nos comportamos. Respeitando o direito soberano que a Bolívia tinha sobre o seu solo, o seu subsolo, portanto, sobre o seu gás,”, disse Lula. 

Fake News

O vídeo passou a ser compartilhado nas redes com o título “Acredite se quiser. Lula confessa que deu refinaria da Petrobras para Bolívia”. No entanto, a Agência Aos Fatos afirma que a informação é falsa.

“Acho que o ex-presidiário e seus comparsas esqueceram de apagar isso aqui. O gás de cozinha está caro, assim como outras coisas? Nada é um fato isolado e qualquer inocente sabe disso, além do ‘fique em casa a economia a gente vê depois’, as consequências são vistas no mundo todo. Juntos com a ‘terceira via’ fazem de tudo para destruir as fontes de renda do povo, aumentam impostos, priorizam outros países com SEU dinheiro e ESTRATEGICAMENTE UNIDOS culpam quem zerou o imposto do gás de cozinha, diminui muitos outros e zera tarifas,", escreveu Carlos Bolsonaro em uma de suas postagens. 

Refinarias da Bolívia vendidas em 2007

Conforme a Agência Aos Fatos, “as refinarias da Petrobras na Bolívia foram vendidas por US$ 112 milhões em 2007”.

“O acordo para a venda das refinarias da Petrobras em 2007 encerrou uma crise entre o Brasil e a Bolívia após o recém-empossado governo Evo Morales ordenar, em 2006, a ocupação de instalação da petrolífera e de outras empresas estrangeiras, como Repsol , British Gas, British Petroleum, Total, a fim de nacionalizá-las”, informou.

Ainda conforme a entidade, as alegações das postagens foram negadas pela assessoria de Lula e disse que o ex-presidente ‘renegociou os termos de um acordo com um país vizinho para que ele fosse benéfico aos dois países, sem a interrupção do fornecimento de gás para o Brasil’.