Oficializado como candidato do Psol à Prefeitura de Fortaleza neste domingo (4), o produtor cultural Técio Nunes afirmou ter superado divergências internas dentro do partido e reforçou a importância de fazer parte da única chapa negra da disputa neste ano. Presidente Municipal da legenda, essa é a primeira vez que ele irá concorrer a uma eleição.
A chapa da Federação Psol/Rede é composta por ele e pela presidente da Rede Sustentabilidade no Ceará, Cindy Carvalho, candidata a vice. Eles também possuem o apoio da UP na coligação majoritária.
"Um partido que tem divergência é um partido que tem debate, é um partido vivo, não é um partido burocratizado, com dono, com seus caciques. Psol vive e tem muita potência exatamente pela sua capacidade de fazer debate, e hoje nossa convenção mostra um pouco disso, a capacidade do partido ter as divergências, mas guardar para os processos internos e se preparar para enfrentar as adversidades fora dele"
Nunes ressaltou, ainda, que "é muito significativo" fazer parte da única chapa negra que vai concorrer ao pleito pelo comando do Paço Municipal. Por serem militantes e da periferia da Cidade, ele aponta que a postulação vai aprofundar debate de temas que impactam diretamente na vida da população mais carente.
"Eu acho que tem tudo diferente (nossa candidatura das demais). Somos a única chapa negra desse debate eleitoral, acho que isso não é um detalhe, é muito significativo. Para além disso, tem o nosso programa. Qual é a candidatura que vai debater centralmente a questão do meio ambiente em Fortaleza e como o meio ambiente se relaciona com as comunidades? Como as comunidades, as periferias sofrem com essa crise climática? Nós vamos estar falando sobre isso", destacou.
'Consciência política'
Em seu discurso, o produtor cultural ressaltou, ainda, a importância de os militantes, correligionários e apoiadores terem "consciência política" para fazer a candidatura avançar pela Cidade. Ele disse que chegou a pensar em desistir da candidatura diante de adversidades e pressões internas e externas.
"Eu estou encarando essa tarefa contra tudo e contra todos, com muitas adversidades e limitações, mas eu não estou aqui só por mim, eu estou aqui porque eu cansei de ver os nossos tombarem na periferia", frisou.
A convenção da Federação Psol/Rede foi realizada no Teatro São José, na Rua Rufino de Alencar, no Centro de Fortaleza. Na ocasião, também foi lançada a chapa de vereadores. Durante o evento, Cindy Carvalho comunicou que recebeu a notícia de que o pré-candidato a vereador da Rede Wellington Mesquita faleceu neste domingo, vítima de um infarto.
As agremiações fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao correligionário.