Câmara de Fortaleza faz minuto de silêncio pelas vítimas de acidente envolvendo ônibus em Messejana

Colisão entre equipamento instalado em caminhão do serviço de iluminação e ônibus coletivo vitimou duas pessoas e deixou outras três feridas

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) fizeram um minuto de silêncio, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (7), para demonstrar comoção pela morte de dois passageiros do sistema de transporte público da Capital em um acidente, na manhã de hoje, no bairro de Messejana. 

A homenagem ocorreu logo no início da sessão, quando eram realizados os registros de presença dos membros do Plenário. Ela foi solicitada pela vereadora Anna Karina (Psol) e aceita pela também parlamentar Cláudia Gomes (PSDB), que presidiu a ocasião. 

Conforme informou a Prefeitura, o caso aconteceu por volta das 5h30, na Avenida Frei Cirilo, quando os passageiros embarcavam no ônibus, que fazia a linha 815 — Tancredo Neves/Papicu/Messejana. Na ocasião, o cesto de elevação instalado em um caminhão utilizado na manutenção do serviço de iluminação pública atingiu a parte de trás do veículo, rompendo o vidro traseiro e cruzando a estrutura.

As duas pessoas vitimadas foram identificadas como Adriano de Sousa da Cruz, de 39 anos, e Francisco Raimundo da Silva, de 61. Elas ficaram presas entre as ferragens, tendo sido retiradas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Além das duas vítimas, três pessoas ficaram feridas durante o episódio, mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), foram socorridas e liberadas em seguida.

Ao que afirmou a administração do Município, o caminhão guincho que se envolveu no acidente pertence a uma empresa terceirizada, a FM Rodrigues, e estava finalizando a rota noturna quando houve a colisão. Pelo que disse a gestão, as circunstâncias do acidente estão sendo apuradas.

Procurada pelo Diário do Nordeste, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que as investigações sobre o caso estão a cargo da Polícia Civil, por meio do 6º Distrito Policial, que realiza diligências e oitivas sobre o fato. O órgão também detalhou que a Perícia Forense do Estado (Pefoce) colheu, no local, indícios que subsidiarão os trabalhos policiais. 

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) usou as redes sociais para também se manifestar lamentando o acidente e se solidarizando com os familiares das vítimas. "Lamento profundamente a morte de duas pessoas em um acidente entre um veículo de manutenção de iluminação pública e um ônibus", iniciou. "Determinei que a SDHDS dê todo o apoio às famílias das vítimas, a quem dedico minha solidariedade", finalizou.