O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou no antigo aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, às 17 horas deste sábado (15). O presidente fez percurso em motociata pelas ruas da capital cearense em direção ao palco principal da Marcha para Jesus, montado na Praia de Iracema.
No evento, o pré-candidato a presidente esteve no palanque ao lado do pré-candidato ao Governo do Ceará, Capitão Wagner (União Brasil), do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, da deputada federal Carla Zambelli (PL) e dos deputados estaduais André Fernandes e Delegado Cavalcante.
Apoiadores do presidente e parlamentares bolsonaristas já aguardavam, desde às 15 horas, a chegada de Bolsonaro. A caravana que passou por avenidas como Avenida do Aeroporto, Raul Barbosa, Desembargador Moreira e Abolição.
Os vereadores Priscila Costa (PL), Sargento Reginauro (União), Inspetor Alberto (PL) e Carmelo Neto (PL), os deputados estaduais André Fernandes (PL) e Delegado Cavalcante (PL) acompanharam o trajeto da motociata.
Aliados publicaram nas redes sociais a moto e o casaco usados pelo presidente para o trajeto até a Praia de Iracema.
No aeroporto, a Polícia Federal acompanhou a movimentação e informou que estava sendo autorizada a entrada do prédio apenas de pessoas que não estejam portando armas. A reportagem, no entanto, não conseguiu identificar nenhum processo de revista no local.
Do lado de fora, ambulantes aproveitaram para expor bandeiras do Brasil, camisas da seleção brasileira e toalhas estampadas com o rosto do presidente. Em outros pontos da cidade, como a Praça Portugal, produtos semelhantes são vendidos.
Os vereadores Carmelo Neto (PL) e Priscila Costa (PL), a deputada estadual Dra. Silvana (PL) e o deputado federal Dr. Jaziel (PL) estiveram no antigo aeroporto para recepcionar Bolsonaro. Priscila Costa registrou, inclusive, em suas redes sociais, gritos hostis dos apoiadores de Bolsonaro contra a imprensa.
Palanque eleitoral
Recepcionado com gritos de "mito", o presidente Bolsonaro chegou à Marcha para Jesus após motociata pelas ruas da capital cearense. No palco, estava o pré-candidato ao Governo do Ceará, Capitão Wagner, que não participou de nenhuma outra agenda de Bolsonaro na capital.
Os deputados estaduais André Fernandes (PL) e Delegado Cavalcante (PL) acompanharam a comitiva presidencial desde à visita a Natal, onde Bolsonaro esteve antes de vir ao Ceará. Os deputados estaduais Soldado Noelio (União) e Dra Silvana (PL) também estão no palco, além dos deputados federais, Dr. Jaziel (PL), Nelho Bezerra (União) e Carla Zambeli (PL).
Dentre os vereadores de Fortaleza, estavam presentes Carmelo Neto (PL), Inspetos Alberto (PL), Priscila Costa (PL) e Sargento Reginauro (União).
Pré-candidatos à Câmara dos Deputados, também estiveram no palco a ex-secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro (PL) - que ficou conhecida como "capitã cloroquina" -, o coronel Aginaldo (PL) e Dayany Bittencourt (União).
Agenda em Fortaleza
Essa foi a primeira vez que o presidente Bolsonaro visitou Fortaleza desde que tomou posse, em 2019. Ele chega a capital cearense após passagem por Natal, capital do Rio Grande do Norte, na qual participa de Marcha com Jesus pela Liberdade.
Os deputados estaduais cearenses André Fernandes (PL) e Delegado Cavalcante (PL) acompanharam a comitiva presidencial nas visitas às duas capitais.
O presidente Jair Bolsonaro saiu do evento em Natal por volta das 15h35 e, antes das 16 horas, já estava na base aérea da cidade para embarcar para Fortaleza. Ele desembarcou na capital cearense por volta das 17 horas. O desembarque ocorreu no antigo aeroporto Pinto Martins.
De lá, ele segue em motociata até o palco da Marcha para Jesus 2022, montado na Praia de Iracema. A expectativa é de que ele fale para o público no palco do evento.
Segundo a agenda oficial, a partida de Fortaleza, em direção a Brasília, está prevista para às 19h40.
* Com informações dos repórteres Wagner Mendes, Fernanda Aires, Alessandra Castro e Aline Oliveira.