Arthur do Val é alvo de pedidos de cassação após falas machistas contra ucranianas

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo deve começar a investigação do caso nesta semana

Arthur do Val (Podemos), deputado estadual paulista conhecido como Mamãe Falei, já é alvo de pelo menos dez pedidos de cassação de mandato após retornar da Ucrânia proferir falas machistas contra as mulheres do país. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) começou a receber as representações nesta segunda-feira (7).

Os pedidos que podem levar à perda do mandato de Do Val devem ser analisados ainda nesta semana. Os requerimentos contam com nomes de deputados da direita e da esquerda e, inclusive, um deles, foi assinado por 17 parlamentares. As informações são da Folha de S. Paulo.

Representações

A sessão plenária desta segunda Alesp foi marcada por pedidos de cassação do deputado. Mônica Seixas (PSol) pontuou que é necessária uma punição mais grave.

“A política não pode ser o lugar de violência machista. Entramos com um pedido de cassação, e que dessa vez não tenha passada de pano, que não tenha colega se autoprotegendo. Amanhã é dia 8 de março, espero que a presidente do Conselho de Ética convoque uma reunião do conselho para acolher algum dos pedidos de cassação apresentados”, ponderou a parlamentar. 

Gil Diniz (PL) defendeu a cassação do político e o chamou Mamãe Falei de  “vagabundo”, “lixo” e “mau-caráter”. 

Já o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB), disse que a Casa Legislativa "repudia comportamentos sexistas e machistas" e garantiu que "nenhum caso ficará sem resposta, nada será varrido para debaixo do tapete".

Veja algumas das representações pedidas:

  • Emídio de Souza (de advertência até cassação)
  • Isa Penna (de advertência até suspensão)
  • Professora Bebel (de advertência até cassação)
  • Sargento Neri (cassação)
  • Luiz Fernando (cassação)
  • Gil Diniz (cassação)
  • Major Mecca (cassação)
  • Altair Morais (cassação)
  • 17 deputados (cassação)
  • Janaína Paschoal (de advertência até cassação)

Conselho de Ética

Segundo a Folha, a presidente do Conselho de Ética, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), comentou que a investigação deve ser célere, com a conclusão prevista dentro de dois meses no órgão.

Na tarde desta segunda, está prevista ainda a entrega de mais um pedido de cassação, assinado pela seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em conjunto com mais deputadas.

Falas polêmicas de Arthur do Val

O deputado visitou a Ucrânia, que está sofrendo com invasões russas, na semana passada e enviou áudios para amigos comentando que as mulheres ucranianas são "fáceis" por serem pobres. 

"Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, disse o político. 

Arthur do Val ainda falou que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".