Depois de adiar o pagamento da terceira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Ministério (Fundef), previsto, inicialmente, para essa segunda-feira (1º), o governador Elmano de Freitas (PT) foi às redes sociais nesta terça (2) afirmar que o dinheiro cairá na conta dos professores até esta quinta (4). "Uma vez sanadas as questões técnicas do sistema", justificou o chefe do Executivo estadual.
Com o pagamento, quase R$ 630 milhões serão repassados aos profissionais que estavam ativos entre 1998 e 2006. "A medida comprova o nosso compromisso em valorizar esses profissionais que realizam um excelente trabalho, que tornou a educação do Ceará referência no País", disse Elmano.
Sindicato pressionou Governo
O Sindicato dos Servidores Públicos das Secretarias de Educação dos Municípios do Ceará (Apeoc) entrou com ação na Justiça após a suspensão do pagamento da terceira parcela dos precatórios na segunda (1º).
Segundo a entidade, que publicou nota sobre o caso na última quinta-feira (28), o valor proveniente do Fundef estaria em posse do Governo do Estado desde 7 de março deste ano. Da quantia, estimada em aproximadamente R$ 1,023 bilhão, 60% deve ser paga a profissionais do magistério.