Os votos nas eleições de 2018 parecem ter caído em esquecimento para boa parte dos cearenses. Pesquisa do Instituto Opnus, obtida com exclusividade pelo Sistema Verdes Mares, revela que apenas 4% da população do Estado lembram de todos os votos que deram no pleito passado, quando foram eleitos o presidente da república, o governador, dois senadores, além dos deputados estaduais e federais.
O levantamento também mostra que 18% dos cearenses não lembram de nenhum dos candidatos que votaram; e quando o recorte é somente para os cargos legislativo - senador, deputado federal e estadual - esse número aumenta para 58%.
Entre os cargos majoritários, 44% dos cearenses ouvidos não lembram em quem votaram para presidente em 2018 e 42% não lembram quem escolheram para governador.
A pesquisa, realizada entre os dias 9 e 14 de fevereiro deste ano, se refere ao 1º turno das eleições de 2018. Para o resultado, o Instituto Opnus realizou 2.200 entrevistas presenciais domiciliares, com pessoas de 16 anos ou mais, residentes em 101 municípios.
A margem de erro, segundo o Opnus, é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos para os resultados totais da amostra, com um Intervalo de Confiança de 95%.
Perfil dos entrevistados
O total dos entrevistados correspondeu a 52% do público feminino e 48% do masculino. Dentre os que revelaram lembrar dos votos para todos os candidatos, a maioria é do sexo masculino (7%), boa parte está na faixa etária de 16 a 24 anos (6%) e de 25 a 34 anos (6%), se destacando mais a população com ensino superior completo (8%).
Entre os que não lembram de nenhum dos votos, a maioria são mulheres (22%), pessoas na faixa etária de 35 a 44 anos (19%), e entre eleitores que estudaram até o 9º ano (24%).