O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vota nesta terça-feira (12) o parecer da cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP), conhecido como "Mamãe Falei".
A casa abriu o processo após o vazamento de áudios em que ele faz comentários sexistas contra mulheres da Ucrânia. O parlamentar diz nas gravações, por exemplo, que elas "são fáceis porque são pobres".
O parecer será apreciado por nove membros do Conselho de Ética, que podem votar consensual ou separadamente. Após a votação, o processo é encaminhado ao plenário da Alesp.
Em seguida, o resultado passará pela Mesa Diretora da Alesp, que é composta por três deputados (presidente, primeiro e segundo secretários) e dará o aval para o caso seguir ao plenário.
As punições previstas são advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária ou perda de mandato.
Falas
Arthur do Val enviou áudios a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL) com comentários machistas sobre refugiadas que ele encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia. Ele apontou que a fila da baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.