Alece aprova criação de 100 cargos para o MPCE a serem preenchidos por concurso; certame pode sair em 2025

Serão abertas 85 vagas de técnico ministerial e 15 de analista ministerial

(Atualizado às 20:10)

Na véspera do recesso parlamentar, os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta-feira (19), a criação de 100 cargos para o Ministério Público do Ceará (MPCE) a serem preenchidos por meio de concurso público.  

Na ocasião, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) autorizou a abertura de 85 vagas para o cargo de técnico ministerial, de nível médio, e 15 para o cargo de analista ministerial, de nível superior. Algumas das vagas poderão ser preenchidas por meio do chamamento de aprovados no certame de 2019, que é vigente até 2025, enquanto outras devem ser contempladas por meio de um novo edital. 

Uma comissão para a realização de um novo concurso já está formada no órgão. A expectativa é de que o edital seja lançado em 2025. 

Remuneração

Os salários iniciais são de R$ 5.240,93, para técnico ministerial, e de R$ 7.427,96, para analista ministerial, conforme consta no projeto de lei. 

As vagas destinadas para analistas devem contemplar as áreas de: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências da Computação, Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Psicologia, Serviço Social e Engenharia Ambiental. 

A aprovação do projeto na Alece cria também um cargo comissionado de gerente de apoio a membros e servidores aposentados.