Deputado Júlio César revela diagnóstico positivo para o coronavírus

Parlamentar sentiu sintomas no fim de semana e foi orientado pelo secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, a realizar o exame

Escrito por Redação ,
Legenda: Com sintomas de virose desde o fim de semana, o deputado Júlio César realizou exames ontem. Com resultado positivo, parlamentar e assessores ficarão de quarentena

O deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania) foi diagnosticado com coronavírus. Júlio César, líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), divulgou em sua conta no Instagram o resultado do exame. Júlio César e Leonardo Araújo (MDB) fizeram o teste para confirmar a infecção, por orientação do secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

Mais cedo, o presidente da AL, deputado José Sarto (PDT), havia comentado a outros deputados que Araújo teria testado positivo, Contudo, o deputado do MDB retificou a informação e anunciou que testou negativo para o vírus. Ele deve refazer o exame em sete dias.

A Assembleia Legislativa interditou o plenário. No Twitter, o presidente da Casa, José Sarto, afirmou que estão suspensos os eventos públicos, sessões e reuniões presenciais. Ele disse ainda que estão buscando uma plataforma online para que as votações sejam mantidas.

Depois de apresentar sintomas de virose no fim de semana, Júlio César já havia realizado teste para diagnóstico de dengue, que deu negativo. Em nota, o parmanentar afirma apresentar apenas sintomas leves e que ele e seus assessores ficarão de quarentena.

"Reitero que desconheço ter tido contato com pessoas diagnosticadas ou com suspeita de contaminação pelo Covid-19. Reforço o compromisso de todos com o isolamento e com os cuidados para evitar a propagação desse vírus altamente contagioso".

Júlio César esteve, na terça-feira (17), na Assembleia Legislativa. Ele e Leonardo Araújo (MDB)  fizeram exames na tarde de terça. 

Legenda: Deputado Leonardo Araújo fez teste para coronavírus na tarde de terça-feira (17)
Foto: Reprodução/Instagram

O mais recente balanço da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou 11 casos de coronavírus no Ceará. 

 > Diário lança e-book para compartilhar pelo WhatsApp

Tire as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Casos confirmados no Brasil

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados