Após primeira mulher vacinada no Brasil, Pazuello pede que governadores evitem "jogada de marketing"

Uma mulher, enfermeira, negra e que esteve na linha de frente do combate ao vírus foi escolhida para inaugurar a imunização com a Coronavac, produzida no Brasil pelo Butantan.

Escrito por Felipe Azevedo , felipe.azevedo@svm.com.br
Eduardo Pazuello, discurso após aprovação das vacinas
Legenda: Pazuello frisou que a distribuição das 6 milhões de doses do imunizante do Butantan ocorrerá já a partir das 7 horas desta segunda-feira (18), e será simultaneamente entregue em todos os estados.
Foto: Divulgação

O ministro Eduardo Pazuello (Saúde) fez neste domingo (17) o primeiro pronunciamento após a aprovação da Anvisa pelo uso emergencial de duas vacinas no Brasil. Ele criticou o que chamou de “jogada de marketing”, logo após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), acompanhar a primeira pessoa vacinada no País. 

Além da vacina chinesa, a Anvisa aprovou também o uso emergencial da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fiocruz. Pazuello frisou que a distribuição das 6 milhões de doses do imunizante do Butantan ocorrerá já a partir das 7 horas desta segunda-feira (18), e será simultaneamente entregue em todos os estados. Ainda não há data de chegada e distribuição da AztraZeneca.

Veja também

Quebrar essa pactuação é desprezar a igualdade entre os estados e todos os brasileiros. Quebrar isso é desprezar a lealdade federativa”, disse. Sem citar o governador paulista, o ministro pediu aos governadores “não permitam movimentos políticos eleitoreiros se aproveitando da vacinação em seus estados”.  

Logo após o parecer dos cinco técnicos da Anvisa, no início da tarde, uma estrutura já montada previamente foi utilizada para vacinar a enfermeira Mônica Calazans, 54, que trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.  João Dória abraçou a enfermeira e fez um discurso ao lado dela, logo depois. 

“O nosso único objetivo tem que ser salvar mais vidas e não fazer propaganda. Pazuello determinou ao departamento logístico do ministério que faça a preparação específica dos lotes para cada estado considerando os grupos prioritários e a proporção relativa de cada um", finalizou o ministro. 

Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou que o lote de vacinas para o Ceará será enviado nesta segunda-feira (18), às 7 horas, para o Estado. Nas redes sociais, o petista informou que viaja neste domingo para São Paulo, onde acompanhará presencialmente o envio das doses do imunizante. 

Uma mulher, enfermeira, negra e que esteve na linha de frente do combate ao vírus foi escolhida para inaugurar a imunização com a Coronavac, produzida no Brasil pelo Butantan.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados