Os servidores públicos municipais de Fortaleza entraram em estado de greve em assembleia-geral na manhã desta segunda-feira (15). Com a decisão, as categorias poderão paralisar as atividades ainda nesta semana.
Segundo a Frente Sindical das Entidades Representativas dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza (Fersep/For), a deliberação é uma resposta à votação, em 1º turno, na Câmara Municipal, para as reformas administrativa e do Previfor.
A coordenação da Fersep/For alega que as propostas apresentadas pelo governo municipal atingem servidores ativos, aposentados e pensionistas, além de poder agravar a falta de reajuste para trabalhadores inativos.
Isso porque, a proposta governamental oferta um plano de aposentadoria complementar e prevê o aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%. Ao mesmo tempo, estabelece o fim do direito do pensionista de receber 70% do valor do sálário enquanto o processo de pensão não é finalizado, entre outros.
Reunião com a Prefeitura
Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a Prefeitura Municipal de Fortaleza disse que está marcada para o próximo dia 22 de fevereiro, uma reunião da Mesa Central com objetivo de discutir a reforma da previdência dos servidores públicos municipais. Segundo a nota, na última quinta-feira (11), 17 representantes de entidades sindicais foram recebidos na sede do executivo municipal para tratar sobre o tema.