Belo Horizonte é o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil, com 1.943.184 eleitores aptos a votar. O prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), vai tentar a reeleição. Ele vai enfrentar o empresário do setor de software Rodrigo Paiva (Novo), que é apoiado pelo governador Romeu Zema (Novo). A disputa pelo comando de BH tem ainda os deputados estaduais João Vítor Xavier (Cidadania), Mauro Tramonte (Republicanos) e os empresários Igor Timo (Podemos), Fabiano Cazeca (Pros), além do deputado estadual Professor Wendel Mesquita (Solidariedade).
Confira os principais candidatos já definidos:
Alexandre Kalil (PSD)
Ex-presidente do Atlético Mineiro e empresário da construção civil, Kalil, 61, foi eleito pelo nanico PHS com o discurso de rejeição à "velha política". Em 2018, no entanto, seu partido não atingiu a cláusula de barreira e entrou em processo de fusão com o Podemos. Em junho de 2019, o prefeito então migrou para o PSD - uma das siglas que compõem o Centrão no Congresso-, após negociações com o presidente do PSD, Gilberto Kassab. O nome do vice é Fuad Noman, ex-secretário Municipal de Fazenda.
Rodrigo Paiva (Novo)
Apoiado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o empresário do setor de software Rodrigo Paiva (Novo) deverá se apresentar como um "outsider" na política. Em 2018, foi candidato ao Senado em Minas, também pelo partido Novo, mas perdeu. Engenheiro civil, de 56 anos, Paiva era presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Processamento de Dados de Minas Gerais (Prodemge) na gestão Zema. A vice escolhida para compor a chapa é a médica Patrícia Albergaria.
Bruno Engler (PRTB)
Com 23 anos, é o mais jovem dos candidatos em BH e conta com o apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro. Ele é um dos fundadores do movimento Direita Minas e foi eleito deputado estadual pelo PSL. Em abril, ele deixou o partido para se filiar ao PRTB.
Marcelo Souza e Silva (Patriota)
Administrador e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário da Regional Centro-Sul, entre 2013 e 2015, na prefeitura de Belo Horizonte. Foi ainda diretor de projetos na Junta Comercial de Minas Gerais entre 2007 e 2009. É a primeira vez que ele disputa uma eleição.
Áurea Carolina (Psol)
A cientista social Áurea Carolina tem 36 anos e foi eleita vereadora de Belo Horizonte em 2016 e deputada federal em 2018. O vice dela na chapa é Léo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular (UP). Ela se define lutadora negra feminista.
Nilmário Miranda (PT)
Nilmário Miranda é jornalista e tomou posse como deputado federal pela primeira vez em 1986. Foi ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, designado por Lula em 2003. De 2015 a 2018, atuou como Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais. A microempresária Luana de Souza foi escolhida.
>Eleição em SP: conheça os principais candidatos
>Eleição no Rio: conheça os principais candidatos
>Eleição em BH: conheça os principais candidatos
>Eleição no Recife: conheça os principais candidatos