Eleição no Recife: conheça os principais candidatos da disputa municipal

Capital pernambucana é o terceiro maior colégio eleitoral do Nordeste, atrás de Fortaleza e Salvador

Escrito por Sérgio Ripardo , sergio.ripardo@svm.com.br
Legenda: Marco Zero, principal cartão postal do Recife, que tem 1.157.324 eleitores aptos a votar
Foto: Prefeitura do Recife

Recife é o 8º maior colégio eleitoral do País e o terceiro do Nordeste - atrás de Fortaleza (5º) e Salvador (4º). A capital pernambucana tem 1.157.324 eleitores aptos a votar. João Campos (PSB), filho do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014), tem a maioria dos apoios partidários. A representatividade feminina terá a petista Marília Arraes, neta do cearense Miguel Arraes, e a delegada Patrícia Domingos (Podemos). A disputa terá ainda o músico Victor Assis (PCO) e o advogado Thiago Santos (UP) e a pedagoga Cláudia Ribeiro (PSTU).

Confira os principais candidatos já definidos:

João Campos (PSB)

Legenda: João Campos (PSB) é o candidato da situação no Recife e tem apoio do governador de Pernambuco
Foto: Agência Brasil

Filho do ex-governador Eduardo Campos, o deputado federal de 26 anos é o candidato do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e do atual prefeito do Recife, Geraldo Julio. Formado em engenharia civil, João Campos assumiu o cargo de chefe de Gabinete do Governo de Pernambuco, em 2016. O candidato também é vice-presidente nacional de Relações Federativas do PSB. A candidata a vice é Isabella de Roldão, do PDT. MDB, PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade, PSD, Pros, Avante e Republicanos anunciaram apoio.

Patrícia Domingos (Podemos)

Legenda: Patrícia Domingos é a aposta do Podemos para a disputa no Recife
Foto: Arquivo pessoal

A delegada Patrícia Domingos, 38, tem o produtor cultural Léo Salazar (Cidadania) como candidato a vice na chapa. Nascida no Rio de Janeiro, ela assumiu o cargo de delegada da Polícia Civil de Pernambuco em 2008, quando se mudou para o estado. Fez parte do Grupo de Operações Especiais e foi titular da Delegacia do Centro de Jaboatão. Por quatro anos, Domingos foi titular da Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Decasp) e se candidata pela primeira vez a um cargo político.

Marília Arraes (PT))

Legenda: Marília Arraes, neta do cearense Miguel Arraes, conseguiu atrair apoio do Psol

A deputada federal e advogada Marília Arraes, 36, foi vereadora da capital pernambucana por três mandatos. Em 2013, atuou como secretária de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, deixando o cargo em 2014. Ele é neta do cearense Miguel Arraes (1916-2005), líder histórico do PSB, que foi governador de Pernambuco por três mandatos, além de ter sido prefeito da capital. O Psol anunciou apoio a Marília e indicou o vice da chapa, João Arnaldo Novaes Júnior, ex-superintendente do Ibama. O PTC também vai apoiar.

Mendonça Filho (DEM)

Legenda: Mendonça Filho foi ministro da Educação do Governo Temer
Foto: Agência Brasil

O ex-ministro da Educação Mendonça Filho, 54, terá a deputada estadual Priscila Krause (DEM) como candidata a vice. O PSDB, o PL e PTB oficializaram apoio à chapa. Formado em administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), foi vice-governador na gestão de Jarbas Vasconcelos (1999-2006) e governador do estado (2006). Na vida política, Mendonça Filho também foi deputado estadual e deputado federal por Pernambuco. Também assumiu o cargo de secretário de agricultura na gestão de Joaquim Francisco (1991).

Alberto Feitosa (PSC)

Legenda: Alberto Feitosa (PSC) é vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco
Foto: Alepe

O deputado estadual Alberto Feitosa, 57 anos, é coronel da Polícia Militar de Pernambuco. Iniciou a carreira política em 1998, com sua primeira candidatura a deputado federal. Também atuou como secretário de Turismo de Pernambuco. Está em seu quarto mandado como deputado estadual pelo PSC, sendo vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa. O partido Democracia Cristã (DC) e o Patriota anunciaram apoio à candidatura. O PSC definiu o pastor Wellington Carneiro como candidato a vice-prefeito.

Carlos Andrade Lima (PSL)

Legenda: Carlos de Andrade Lima é advogado e se filiou ao PSL em março de 2020
Foto: Arquivo pessoal

O advogado Carlos de Andrade Lima, conhecido como Cal, de 39 anos, é candidato pela primeira vez. Ligada a causas da mobilidade urbana e da defesa dos animais, a psicóloga Rosaly Almeida é sua candidata a vice-prefeita.

>Eleição em SP: conheça os principais candidatos 
>Eleição no Rio: conheça os principais candidatos
>Eleição em BH: conheça os principais candidatos
>Eleição em Salvador: conheça os principais candidatos

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.