Encceja 2025: inscrições para exame terminam nesta sexta-feira (2)
Interessados devem se inscrever gratuitamente pela internet até o fim do dia
Termina nesta sexta-feira (2) o prazo de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. A participação é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo Sistema Encceja, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além das inscrições regulares, o prazo também se encerra para quem precisa solicitar atendimento especializado ou optar pelo uso do nome social.
As provas estão marcadas para o dia 3 de agosto, em todo o País. Podem participar pessoas a partir de 15 anos (para certificação do fundamental) e a partir de 18 anos (para o ensino médio), que não tenham finalizado essas etapas de ensino.
Como se inscrever
Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do participante, informar CPF, documento de identidade e um e-mail válido. No ato da inscrição, é necessário indicar se deseja fazer a prova para o ensino fundamental ou médio, e selecionar as áreas de conhecimento a serem avaliadas.
Veja também
Quem já tem declaração de proficiência em alguma área, emitida em edições anteriores, basta marcar as provas que ainda precisa realizar. No caso de pessoas privadas de liberdade ou jovens em medidas socioeducativas, a inscrição deve ser feita por um responsável pedagógico.
Sobre o Encceja
Aplicado pelo Inep desde 2002, o Encceja é uma alternativa gratuita e voluntária para a retomada da trajetória escolar. A medida é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada obterem a certificação do ensino fundamental ou médio.
As provas avaliam os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Os resultados são utilizados pelas secretarias de educação e institutos federais como base para a emissão do certificado de conclusão.
Além de certificar estudantes, o Encceja serve de referência para políticas públicas voltadas à educação de jovens e adultos e contribui para o monitoramento da qualidade do ensino no Brasil.
>> Fique ligado sobre as principais notícias de concurso em nosso canal do Whatsapp