Como saber se é hora de pedir demissão do emprego; confira dicas

Mudar os rumos da carreira não é decisão fácil, saiba quais direcionamentos tomar

Legenda: Fazer análises pessoais é fundamental para descobrir se é hora de pedir demissão
Foto: Arquivo

Seja pela busca por uma vaga melhor ou pelos desconfortos de um emprego, são vários os fatores que levam alguém a pedir demissão. Mas como saber se é hora de mudar os rumos da carreira? Embora esta seja uma questão bastante pessoal, existem alguns direcionamentos e orientações que facilitam esta decisão.  

O psicólogo e gerente da Unidade de Atendimento do IDT/SINE Papicu, Hilário Sousa, aponta que esse questionamento é comum, assim como outros de vários aspectos da vida. “Quando começa a incomodar, a perder aquele estímulo talvez seja hora de repensar”.  

Faça análises pessoais   

Por ser uma decisão pessoal, é importante saber se é isso mesmo que você quer, por isso, o psicólogo indica que, antes de tudo, seja feita uma análise pessoal. Dessa forma, você consegue refletir sobre certos sentimentos que estejam aflorados, por exemplo, se estiver se sentindo infeliz.  

"Pare um pouco e pense sobre essa atividade. Se faz ainda sentido para você, se você consegue visualizar isso no seu futuro a curto, médio e longo prazo. Mas se não tem mais como é hora de tomar uma decisão e procurar algo que lhe faça bem”, afirma.  

Dificuldades em se desenvolver 

Outro indício é se você estiver apresentando dificuldades em se desenvolver no emprego. Na vida profissional, é fundamental que novas habilidades e aprendizados sejam aprendidos, quando isso não acontece o funcionário não cresce.  

Vida pessoal 

De acordo com o psicólogo, quando o trabalho começa a afetar a vida pessoal do profissional, o emprego também precisa ser revisto. “Com uma alta carga de trabalho, algumas pessoas desenvolvem estresses, burnout, levam problemas pra casa. Isso também é um indício de quando a pessoa olhar para si. Fazer uma leitura geral e repensar como que está afetando sua vida”. 

Quero receber conteúdos exclusivos do Papo Carreira