As provas Concurso Nacional Unificado (CNU) serão aplicadas neste domingo (18). Pela manhã, os portões abrem às 7h30 e fecham às 8h30. Já à tarde, está previsto para abrir às 13h e fechar às 14h (conforme o horário de Brasília).
Apelidado de 'Enem dos Concursos', o certame oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal e teve um total de 2,1 milhões de candidatos inscritos. Os salários básicos iniciais dos aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo.
O CNU também formará um banco de mais de 13 mil candidatos classificados que ficarão na lista de espera, podendo compor novas convocações, inclusive para vagas temporárias que surgirem.
O exame é dividido em blocos temáticos com o objetivo de focar nas aptidões de cada candidato e atender a demandas dos diversos órgãos federais por novos servidores.
Como saber o local de prova do CNU?
O local de prova do exame está inserido no cartão de confirmação de inscrição do CNU. As informações já estão disponíveis na aba 'Área do Candidato', mesma página em que o candidato fez a inscrição para o concurso. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta gov.br.
Esse cartão de confirmação contém informações como:
- Número de inscrição;
- Data;
- Hora;
- Local de prova.
Além disso, também registra o candidato que precise de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
Como será a identificação dos candidatos
Conforme o Ministério da Gestão, é recomendado levar o cartão de prova. Além disso, é obrigatório estar com um documento para a identificação pessoal, que inclui:
- Título de Eleitor ou e-Título;
- CNH ou CNH Digital;
- RG ou RG digital
Em relação aos documentos digitais, eles precisam ser apresentados nos aplicativos oficiais do Governo ou pela Carteira de Documentos Digitais do Gov.br. É recomendado que o aplicativo já esteja baixado no celular e que o aparelho esteja carregado.
Não serão aceitas cópias autenticadas, nem fotografias feitas do documento.