Maioria quer Enem em maio de 2021, mas MEC vai consultar entidades antes de definir datas

1,1 milhão de estudantes participaram de enquete, e 49,7% votaram para que as provas fossem aplicadas em maio de 2021; escolha dos estudantes não será único aspecto levado em consideração pela pasta da Educação

Escrito por FolhaPress ,
Fotografia de cadernos de respostas do Enem
Legenda: Após divulgação do resultado da enquete, MEC diz que novas datas serão discutidas
Foto: Reprodução

Metade dos inscritos no Enem que participou de enquete sobre a data para realização do exame prefere fazer as provas em maio do ano que vem. Apesar do resultado, o MEC (Ministério da Educação) ainda vai consultar entidades, universidades e secretarias para a definição oficial.

A enquete fora anunciada pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que resistia a adiar o Enem apesar de pedidos de secretários de Educação, estudantes e especialistas. A interrupção de aulas por causa da pandemia motivou pressão pelo adiamento da prova, prevista inicialmente para novembro.

> Fies 2020: MEC prorroga prazo para formalização e aditamento do benefício

O governo colocou na consulta três opções de datas (dezembro, janeiro e maio). Dos 1,1 milhão de estudantes participantes da consulta, 49,7% votaram por maio. A escolha dos estudantes, entretanto, não será o único aspecto a ser levado em consideração pelo governo.

O resultado da enquete foi apresentado na manhã desta quarta-feira (1º) pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Alexandre Lopes.

O governo Jair Bolsonaro não tem ministro da Educação neste momento. Segundo Vogel, secretários estaduais de educação, universidades e instituições ligadas à área também serão ouvidas antes da definição da data.

Assuntos Relacionados